01
2025
Sessão Solene celebra os 20 anos da UFGD com homenagens e emoção
Em uma noite histórica e repleta de emoção, a Câmara de Vereadores de Dourados realizou, no dia 29 de julho, uma Sessão Solene em homenagem aos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O cineauditório da UFGD ficou lotado, reunindo servidores da UFGD, estudantes e autoridades políticas que prestigiaram o aniversário da universidade.
A cerimônia teve início com apresentação musical do quarteto “Os Trombones” e da cantora Ana Paula Lopes. A sessão foi conduzida pelo vice-presidente da Câmara, vereador Inspetor Cabral (PSD). Compuseram a mesa de autoridades o promotor de Justiça João Linhares Júnior; o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert; a vice-reitora Cláudia Gonçalves de Lima; e o vereador Franklin Schmalz (PT), propositor da homenagem.
Durante o evento, foram entregues homenagens a 20 servidores e servidoras indicados pela UFGD por sua contribuição à instituição. Representando diferentes faculdades, setores administrativos e o Hospital Universitário, os homenageados da noite foram: Damião Duque de Farias, Liane Maria Calarge, Márcia Midori Shinzato, Clivaldo de Oliveira, Áurea Rita de Ávila Lima Ferreira, Sidnei Azevedo de Souza, Alfa Oumar Diallo, Ana Paula Oliveira e Fernandes, Paula Pinheiro Padovese Peixoto, Maria Alice de Miranda Aranda, Eliel Benites, Manfredo Rode, José Laerte Cecílio Tetila, Valdir Roza de Siqueira, Abadia de Fátima Resende, Sônia Gimenes Marra, Maria do Carmo Caetano, Maria Neri Gomes dos Santos, Antonio Luiz Lachi e Wilson Valentim Biasotto (in memoriam).
Representando os homenageados, o professor doutor Damião Duque de Farias, ex-reitor da UFGD, rememorou a intensa mobilização política e social que possibilitou a criação da universidade, destacando os desafios enfrentados entre 2003 e 2005. “Para quem acompanhou cada uma das movimentações e que se sentia responsável de alguma maneira por ver surgir a UFGD, aqueles meses entre os anos de 2003 e 2005, foram de uma espera que pareceu, à época, uma eternidade. Havia em nós uma imensa expectativa, atravessada por sentimentos de angústia e esperança”, relatou Damião.
O reitor Jones Dari Goettert agradeceu à comunidade acadêmica, aos servidores e servidoras que contribuíram para a construção da UFGD, além dos estudantes que passaram pela instituição ao longo dessas duas décadas. Ele também destacou a importância das parcerias institucionais, especialmente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de onde a UFGD se originou, com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e com instituições privadas, como a Unigran e a Anhanguera.
Durante seu discurso, o reitor apresentou dados que mostram o crescimento da UFGD: de 96 docentes em 2005 para 620 em 2025; de 100 para mais de 900 técnicos-administrativos; de cerca de 1.200 estudantes para mais de 8 mil alunos matriculados. A universidade saltou de 12 para 40 cursos de graduação e de 4 para 39 programas de pós-graduação, sendo 25 mestrados e 14 doutorados. Nestes 20 anos, a UFGD formou mais de 12 mil pessoas nos cursos de graduação, com destaque para a presença de mulheres (quase 60%) e de indígenas (aproximadamente 550). Também foram titulados mais de 3.500 mestres e mais de 750 doutores e doutoras.
Em sua fala, o vereador Inspetor Cabral emocionou o público ao compartilhar sua trajetória de vida. Natural do distrito de Montese, em Itaporã, e filho de uma família com 17 irmãos, ele ingressou na universidade em 1996, quando a instituição ainda era um campus da UFMS, formando-se em Geografia no ano 2000. “Vivi na pele o poder transformador da educação. Se hoje sou vereador e ocupo um cargo público, é porque um dia a universidade abriu as portas para mim. É isso que a UFGD representa: oportunidade para milhares de famílias de nossa região”, declarou.
O vereador Franklin Schmalz (PT), egresso do curso de Relações Internacionais e do mestrado em Sociologia da UFGD, reforçou o impacto da universidade em sua trajetória pessoal. “Se não existisse a UFGD, eu não estaria aqui como vereador. Agradeço especialmente aos estudantes, que são a razão de ser da universidade pública. Sem eles, a instituição não existiria.”
Ao final da solenidade, a UFGD recebeu o Diploma de Jubileu de Porcelana, honraria concedida pela Câmara Municipal a instituições que completam 20 anos de relevantes serviços prestados à sociedade. Vereadores também foram homenageados pela parceria institucional ao longo dessas duas décadas. Encerrando os festejos, o público cantou parabéns e foi servido um bolo de aniversário.
Programação UFGD 20 anos
Ao longo do mês de agosto, as celebrações dos 20 anos de UFGD continuam. Entre os dias 12 a 14, o evento Faculdades Abertas recebe alunos de escolas públicas e privadas de toda a região, para passear no campus e conhecer as oportunidades de cursos que a UFGD oferece.
Entre os dias 26 a 28 de agosto, acontecerá o XVI Seminário de Extensão Universitária (SEREX), um evento em que professores e estudantes compartilham suas ações e atividades realizadas em diferentes setores da sociedade. Com esse evento, a universidade demonstra sua atuação junto a escolas, comunidades rurais, reservas indígenas, empresas privadas, e outros espaços de diálogo e interação.
O evento mais aguardado do calendário de comemorações acontece no dia 29, às 20h, no Parque Antenor Martins (Parque do Lago), com o show gratuito do cantor e compositor Péricles, um dos grandes nomes do samba brasileiro. Na mesma ocasião, acontece o Festival Universa, reunindo artistas sul-mato-grossenses como Emmanuel Marinho, Lumacê, Bro MC’s, Gianni Torres, Soul Ra, entre outros.
Jornalismo ACS/UFGD