Março
2022

Representantes da UFGD e da Fundect reúnem-se para tratar de demandas de incentivo à pós-graduação, à pesquisa e à extensão

Atualizada: 23/03/2022

ufgd
Ao longo da reunião, vários temas foram discutidos, demandas apresentadas e elucidações realizadas. Foto: Karine Segatto ACS/UFGD

Editais em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) para a vinda de professores visitantes para a atuação em programas de pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), recebendo recursos para custear suas pesquisas e para bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado voltadas a estudantes da instituição foram alguns dos assuntos abordados na reunião realizada ontem (21/03), no gabinete da Reitoria, entre o reitor pro tempore Lino Sanabria, a equipe das pró-reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPP) e de Extensão e Cultura (PROEX) e a comitiva da Fundect, formada pelo diretor-presidente Márcio de Araújo Pereira, pelo diretor-científico Nalvo Franco de Almeida Junior e pelo membro do Conselho Superior, Fábio Edir dos Santos Costa.

Entre as demandas apresentadas pela UFGD, a que será atendida prontamente é a de fomento à execução de 21 projetos de pesquisa em áreas estratégicas para a universidade, totalizando um auxílio financeiro de R$ 420 mil custeado pela Fundect, enquanto a UFGD se propõe a contratar e pagar os pesquisadores visitantes nos seus programas de pós-graduação stricto sensu, pelo período de até 24 meses. A intenção é realizar os trâmites necessários ainda no primeiro semestre de 2022.

Além disso, foi discutida a possibilidade da Fundect viabilizar bolsas de pós-doutorado aos programas de pós-graduação em consolidação e emergentes que não forem contemplados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Essa ação permitiria que grande parte ou todos os programas da UFGD fossem atendidos com bolsas dessa modalidade.

O diretor-presidente Márcio de Araújo afirmou que a Fundect está sensível a essa demanda e que em situações anteriores já foi realizado acordo entre a CAPES e as fundações de apoio para ampliar a oferta de bolsas, como em 2021, por exemplo, por meio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG).

Outro ponto bastante abordado foi a necessidade apresentada pela UFGD de que a Fundect tenha um edital universal de fluxo contínuo, a exemplo do que é oferecido por grandes fundações de apoio, com objetivo de, entre outros motivos, facilitar o ajuste de propostas de projetos de pesquisa que não foram contempladas, para que sejam adequadas e apresentadas novamente em curto espaço de tempo.

Foi informado durante a reunião que as três propostas submetidas pela UFGD na demanda induzida estão em fase final de avaliação, criando expectativas positivas para a UFGD quanto à aprovação das propostas.

Sobre o fluxo contínuo, os representantes da Fundect explicaram sobre o desafio que seria ter recursos humanos para analisar as propostas que chegariam continuamente e, ainda, sobre a imprevisibilidade orçamentária disso para o estado. A ideia mais viável acordada na reunião foi a de promoção de um edital anual com chamadas periódicas, mensais ou trimestrais, por exemplo.

Aproveitando a temática sobre o enquadramento das propostas, foi comentado o quanto a Fundect tem ultimamente buscado simplificar os processos de inscrição, reduzindo a quantidade de documentos exigidos nessa etapa e os requerendo apenas no momento da assinatura do termo de outorga. Além disso, a Fundect ressaltou que simplificou o processo de prestação de contas. No entanto, mesmo assim, o diretor-científico Nalvo Franco de Almeida Junior foi enfático ao alertar da necessidade dos proponentes lerem atentamente os editais e enviarem os documentos atualizados e de acordo com o que foi requisitado, para evitar o não enquadramento das propostas e a perda de oportunidades.

Quanto à extensão universitária, a demanda da UFGD foi sobre a inovação, especificamente sobre os estímulos possíveis ao Tereré Hub, um espaço físico destinado à realização de atividades voltadas ao empreendedorismo e que faz parte do Ecossistema de Inovação de Dourados, polo tecnológico criado para o desenvolvimento e o fomento de inovação na região. A UFGD faz a governança desse ambiente, em conjunto com outras 21 entidades.

Márcio de Araújo sugeriu, então, a criação de um grupo com interessados em começar a pensar essa demanda e foram trocados contatos. Já sobre iniciativas de apoio à inovação e a novos negócios, ele citou o Programa Centelha MS.

Ao longo da reunião, outros vários temas foram discutidos, demandas apresentadas e elucidações realizadas. No encerramento, o reitor pro tempore Lino Sanabria agradeceu as boas notícias expostas pela Fundect e o diretor-presidente Márcio de Araújo Pereira disse que é sempre muito bom estar na UFGD e que existe uma linha direta entre as instituições.

Jornalismo ACS/UFGD