acessibilidade

Início do conteúdo da página
Julho
21
2021

PROGESP divulga instruções a servidores que querem afastamento para capacitação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado

  Atualizada: 21/07/2021
Unidades acadêmicas e administrativas têm até 27 de agosto para enviar o Plano Plurianual de Capacitação (2018-2021 e/ou 2022-2025) para revisão e elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas 2021 e 2022, respectivamente.

LND
Divulgação
 

Quando um servidor da UFGD deseja se afastar para cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado ou usufruir da licença para capacitação é necessário que esse período de afastamento esteja registrado no Plano Plurianual de Capacitação de sua unidade acadêmica ou administrativa.
 
Além do Plano Plurianual de Capacitação, existe o Plano de Desenvolvimento de Pessoas, um documento que é elaborado anualmente registrando as necessidades de desenvolvimento dos servidores e as respectivas ações planejadas para atender estas necessidades.
 
Recentemente a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP/UFGD) abriu um prazo para a revisão do PDP 2021 e para a elaboração do PDP 2022, buscando adequar as informações sobre os afastamentos dos servidores. As unidades acadêmicas e administrativas devem enviar ambos documentos para a PROGESP até 27 de agosto.
 
Portanto, se você é docente ou técnico administrativo e tem interesse em se afastar para mestrado, doutorado, pós-doutorado ou pedir licença para capacitação ainda neste ano ou em 2022, entre em contato com a sua chefia ou com o diretor de sua faculdade, para proceder as alterações necessárias no Plano Plurianual de Capacitação e no Plano de Desenvolvimento de Pessoas. Se tiver qualquer dúvida sobre a previsão do afastamento, formalizada no Plano Plurianual de Capacitação e PDP, ou dúvidas sobre os procedimentos e documentos do efetivo afastamento stricto sensu e licença para capacitação, consulte o Guia do Servidor disponibilizado pela PROGESP.
 
 
PDP
O PDP é um dos instrumentos da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), disposto no Decreto 9.991/2019. Todo ano, o PDP deve ser formulado para atender as necessidades de desenvolvimento dos servidores no ano seguinte ao do planejamento. As ações de desenvolvimento dos servidores devem estar alinhadas aos objetivos estratégicos da instituição.
Na UFGD, o preenchimento do plano tem como base os Planos Plurianuais de Capacitação, aprovados pelas unidades, e do diagnóstico proveniente do Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento, realizado pela PROGESP.
 
PLANO PLURIANUAL DE CAPACITAÇÃO
Esse plano é um documento que organiza quantos servidores estarão afastados em cada período, visando conciliar a necessidade do servidor e da unidade, para que o serviço não seja comprometido por falta de docentes na faculdade ou de técnicos administrativos no setor.
 
Recentemente, o modelo do plano foi alterado de modo a atender alguns itens de preenchimento obrigatório do sistema do PDP. Assim, as unidades devem se atentar para este novo modelo, pois é necessário aos dois processos: revisão do PDP/2021 e elaboração do PDP/2022.
 
Está disponível na página eletrônica da PROGESP o manual de preenchimento deste novo plano, o plano editável e um vídeo com informações que foram repassadas em reunião com as unidades.
Algumas unidades encaminharão tanto o plano 2018-2021 com alterações como um novo Plano Plurianual (2022-2025); enquanto outras unidades vão formular apenas o novo plano 2022-2025.
 
O correto preenchimento do plano é essencial para que seja possível o preenchimento do PDP e a consequente efetivação da previsão dos afastamentos e licenças.
 
LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE DESENVOLVIMENTO
Também está acontecendo neste momento a consulta para o Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento, que deve ser preenchida por servidores TAE's e servidores docentes ocupantes de cargos administrativos. O formulário ficará disponível até o dia 20 de agosto.
 
O questionário busca as ações de capacitação/treinamento a serem organizadas e ofertadas pela PROGESP. São, aproximadamente, 10 questões, a depender das respostas, relacionadas a rotina de trabalho, as atividades e as dificuldades dos servidores.
 
Para acesso ao formulário, clique no link a seguir, também disponível na página eletrônica da PROGESP: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSctX_XVFeg7wnd-5nnY60nkPnyEsRS0KcZqlAzJLT9XkwBd8Q/viewform

Saiba mais sobre nossas atividades na página eletrônica da PROGESP:
https://portal.ufgd.edu.br/secao/guiadoservidor/index
https://portal.ufgd.edu.br/secao/capacitacao/index



    Fotos