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2018
Pesquisa de Satisfação dos Usuários aponta altos índices de aprovação do HU-UFGD
A Ouvidoria do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) concluiu o primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário de 2018, contabilizando alto índice de aprovação para todos os itens pesquisados. A média geral do índice de satisfação chegou aos 80,34%.
A pesquisa, realizada há cerca de cinco anos na maioria dos hospitais filiados à rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), é aplicada pelas equipes de Ouvidoria de cada instituição e a utilização esse instrumento está prevista no Decreto nº 9094/2017, para assegurar a participação social na avaliação dos serviços prestados.
Conforme descrito no relatório, a pesquisa “é uma ferramenta que possibilita a identificação de problemas para melhorias, fornecendo à gestão do HU-UFGD indicadores de qualidade da assistência ofertada à população.”
O primeiro ciclo da Pesquisa de Satisfação do Usuário foi realizado no período entre 4 de junho e 18 de julho de 2018. Foram entrevistados 622 usuários, sendo 356 pacientes em atendimento ambulatorial e 266 pacientes da internação. A amostragem foi calculada com base na média mensal dos atendimentos realizados no HU-UFGD em 2017.
O instrumento utilizado foi um questionário estruturado, que contemplou oito itens: Conforto no local da recepção; Higiene, limpeza e organização do hospital; Conforto nas instalações na área de atendimento médico (consultórios e/ou local de espera); Atendimento da recepção: gentileza, atenção e informações recebidas; Atendimento da equipe de saúde: gentileza e tratamento de saúde recebido; Tempo de espera pelo atendimento; Satisfação no atendimento geral; e Indicação do hospital para familiares.
Para os quesitos relacionados à estrutura do hospital, os índices de aprovação foram variaram entre 79,34% e 82,64%. Para os itens relativos ao atendimento, a aprovação oscilou entre 66,92% (tempo de espera) e 89,91% (atendimento da equipe de saúde). Já a satisfação no atendimento geral ficou em 75,29%. O questionamento sobre a eventual indicação do hospital para familiares obteve 100% de respostas afirmativas com relação ao ambulatório, e 99% com relação à internação.
Clique aqui para ver o relatório na íntegra: http://www.ebserh.gov.br/documents/16692/3504971/Relat%C3%B3rio+Pesquisa+1%C2%BA+Ciclo+2018+-+Completo.pdf/f0d39842-fb14-489d-94df-aa375da44249.
A iniciativa
A Pesquisa de Satisfação dos Usuários dos Hospitais Universitários Federais é uma iniciativa da Ouvidoria Geral da Ebserh e tem por objetivo avaliar a percepção de satisfação dos usuários dos hospitais sob sua gestão, com vistas ao aprimoramento da qualidade do atendimento.
A medida foi aplicada simultaneamente em 35 hospitais (HU, HC ou Maternidade) cuja gestão é de responsabilidade da empresa.
A Ebserh é uma estatal vinculada ao Ministério da Educação, que atualmente administra 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
Unidade de Comunicação - HU-UFGD