PDI: comunidade acadêmica deve escolher valores da universidade

Atualizada: 03/05/2021

Estudantes, docentes e técnicos administrativos da UFGD devem votar até o dia 9 de maio sobre quais são os valores que devem guiar as ações da UFGD no período de 2022 a 2026. Está disponível um questionário online, em que as pessoas devem escolher sete em uma lista de 30 valores.

As opções de escolha são: excelência; qualidade; respeito; cidadania; gestão participativa; desenvolvimento; pluralidade; ética; sustentabilidade; inclusão social; interdisciplinaridade; autonomia; inovação; gratuidade; transparência; diversidade; tecnologia; justiça social; cultura; humanidade; profissionalismo; eficiência; função social; compromisso; educação; internacionalização; formação; conhecimento; acessibilidade; democracia e planejamento.

Para votar, os membros da comunidade acadêmica devem fazer login no seu e-mail institucional ou outra ferramenta do G-suíte. A escolha é rápida, e em menos de cinco minutos é possível contribuir com essa debate importante para o futuro da instituição.

Por que discutir valores institucionais?

Os valores da UFGD são parte fundamental do documento chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Este é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da universidade. O PDI registra quais são a missão e a visão da instituição, as diretrizes pedagógicas, as estruturas organizacionais e físicas da universidade, qual o perfil desejado de seus professores, quais serão as políticas de atendimento aos estudantes, entre outras características fundamentais que a instituição têm ou deseja alcançar.

Mais do que isso, o PDI é um dos documentos exigidos para o credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior. Nesse sentido, universidades que não dispõem do PDI estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento das suas atividades.

A Assessoria de Comunicação vem fazendo a divulgação das etapas de construção do PDI 2022-2026. Quem quiser acompanhar e ler todos os documentos relacionados ao PDI, pode acessar a página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/index

Jornalismo ACS/UFGD

PDi valores