PDI 2022-2026: Metas prioritárias serão elencadas neste mês

Atualizada: 09/06/2022

Na manhã de 8 de junho, a Reitoria da UFGD reuniu os pró-reitores, coordenadores e chefes de divisão para tratar da priorização das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os anos de 2022 e 2023.

A partir do PDI 2022 a 2026 da UFGD, as pró-reitorias analisarão as metas com base em critérios como tempo e disponibilidade de recursos financeiros e de pessoal para criar o Plano de Metas Prioritárias 2022 e 2023, sendo que a priorização será realizada por meio de reuniões setoriais previstas para acontecer na última quinzena de junho. O PDI UFGD 2022-2026 foi construído pela comunidade acadêmica ao longo do ano passado e aprovado pelo Conselho Universitário (COUNI), em reunião realizada no dia 16 de dezembro de 2021.

Para definir as prioridades, a Pró-reitoria de Avaliação Institucional e Planejamento (PROAP) apresentou a matriz BASICO e uma planilha automatizada para facilitar a pontuação dos critérios. Esta matriz auxilia a mensurar itens como abrangência do resultado, satisfação dos integrantes da comunidade acadêmica, investimento necessário, capacidade de operacionalização e o impacto na comunidade externa e sociedade. Os(as) pró-reitores(as), assessores(as), coordenadores(as), chefes de divisão e as equipes da PROAP e do Gabinete da Reitoria participarão das reuniões setoriais.

Para exemplificar, usando o prazo de até 2023, já entram como prioridades da Pró-reitoria de Ensino de Graduação as seguintes metas: a elaboração de políticas para redução da retenção e da evasão, preenchimento das vagas ociosas e definição de critérios para a criação de novos cursos. Outra meta nesse período é a alteração dos projetos políticos pedagógicos dos cursos para cumprimento da curricularização da extensão.

De acordo com o pró-reitor da PROAP, Régio Gimenes, a iniciativa busca subsidiar o plano de ação da universidade e executar e controlar a implantação das metas pelos setores responsáveis. O pró-reitor argumentou que uma boa gestão precisa de objetivos claros, estímulos adequados e profissionalismo na gestão.

O pró-reitor também comentou que o plano de metas poderá melhorar o relatório de gestão, tornando-o mais tranquilo de ser analisado pelo Conselho de Curadores. Ainda acrescentou que o plano de metas prioritárias e o plano de ação estão relacionados à adesão da UFGD ao Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (Transforma Gov), do Ministério da Economia, para “otimizar a implementação de políticas públicas, conferir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade”.

Jornalismo ACS/UFGD