acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
16
2022

Parceria entre UFGD e Embrapa resulta em nova estação agrometeorológica em Dourados

  Atualizada: 16/12/2022
No dia 20 de dezembro, Dourados completa 87 anos e uma parceria entre a UFGD e a Embrapa viabilizou a integração de uma nova estação agrometeorológica na base de dados climáticos do Guia Clima

Estação agrometeorológica
Estação meteorológica instalada na FAECA/UFGD. Foto: Maximiliano Kawahata Pagliarini (UFGD)


Uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agropecuária Oeste e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) trará benefícios tanto para quem trabalha no campo quanto a quem pesquisa soluções para o meio rural. Instalada na Fazenda Experimental de Ciências Agrárias (FAECA) da universidade e operacionalizada pela Embrapa, uma nova estação agrometeorológica está agora disponível em Dourados.
 
Localizado na região Oeste da cidade, a cerca de 20 quilômetros da outra estação já existente, o novo ponto de monitoramento é integrado ao sistema Guia Clima, da Embrapa, iniciativa que monitora e reúne dados climáticos da região.
 
“Tanto o município quanto toda a região da Grande Dourados será beneficiada por essa nova estação. Com esse maior número de dados gerados, as informações serão ainda melhores e mais representativas, subsidiando o produtor rural na adoção de tecnologias e na melhor tomada de decisão”, afirma Harley Nonato de Oliveira, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste.
 
Ele salienta, ainda, a importância da parceria entre as instituições e explica: "A sintonia entre Embrapa e UFGD beneficia a sociedade. Através do fortalecimento do relacionamento entre as instituições, conseguiu-se agregar valor e tornar ainda mais robustas as informações geradas pelo sistema Guia Clima”.
 
Jones Dari Goettert, reitor da UFGD, explica que desde os tempos do antigo CEUD, há mais de cinco décadas, a UFGD tem professores e alunos envolvidos em ações de extensão e em pesquisas que buscam fomentar o setor agrícola e pecuário de Mato Grosso do Sul. “A UFGD está alinhada com a missão da Embrapa e, por isso, temos um histórico de parcerias no desenvolvimento de pesquisas, dias de campo, palestras e outros eventos”, diz o professor.
 
Goettert destaca que essa parceria que agora está integrando a rede de estações meteorológicas da Embrapa é relevante, tanto para as pesquisas de campo realizadas na Fazenda Experimental, quanto para o banco de dados da Embrapa, e enfatiza que “agricultores de todo o Brasil acompanham diariamente os dados disponibilizados no Guia Clima e, com a estação instalada na UFGD, contribuímos para aprimorar a exatidão dos dados do clima em nossa região”.
 
“Esses dados, sem dúvidas, auxiliarão no planejamento das atividades agrícolas, irão aperfeiçoar os trabalhos do zoneamento agroclimático (ZARC) e contribuirão para a prática da agricultura de precisão”, completa. O reitor acrescenta, ainda, que “esse é o impacto positivo, resultante dessa parceria entre a Embrapa e a UFGD, duas instituições consolidadas e com compromisso na promoção da ciência e, sobretudo, do desenvolvimento social”.
 
MONITORAMENTO
 
O pesquisador Danilton Luiz Flumignan, da Embrapa Agropecuária Oeste, informa que na nova estação estão sendo medidos os seguintes dados: pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, pluviosidade (chuva), velocidade e direção do vento.
 
Flumignan acredita que essa nova estação, localizada em uma área peculiar e característica de baixadas, deve agregar informações importantes para as pesquisas agrometeorológicas da região. Ele explica, ainda, que “Dourados passa agora a contar com duas estações, estrategicamente localizadas, colocando o município numa situação de monitoramento agrometeorológico privilegiado, não só em Mato Grosso do Sul, mas em todo o Brasil”.
 
Eder Pereira Gomes, diretor da FAECA/UFGD, destaca a relevância da parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste e explica que, além de automatizar os dados da estação agrometeorológica, essa iniciativa viabilizou o armazenamento e a disponibilização das informações on-line e em tempo real. “Esse é um trabalho fantástico e importante para as pesquisas de campo. Como trabalhamos com agricultura, essas informações são fundamentais tanto para o planejamento das atividades agrícolas quanto para o registro histórico da Fazenda Experimental”, diz.
 
Ele conta que no dia a dia de trabalho a equipe da UFGD já utilizava, com frequência, os dados do Guia Clima, porém, da estação localizada na Embrapa Agropecuária Oeste. “Contar com uma estação no nosso campo experimental, integrada ao Guia Clima, é excelente e possibilitará resultados de pesquisa agrícola ainda mais qualificados, facilitando a tomada de decisões em relação às datas de semeadura, às datas de aplicação de defensivos, com informações de velocidade do vento, entre outros. Toda a comunidade acadêmica da região só tem a ganhar com essa parceria”, finaliza o diretor.
 
CONHEÇA O GUIA CLIMA
 
A rede Guia Clima é um sistema de informações climáticas, que monitora e reúne dados com atualização em tempo real a cada 15 minutos, dos municípios de Dourados (Embrapa Agropecuária Oeste e UFGD), Rio Brilhante (Escola Agrícola Professor Olacir Vidal) e Ivinhema (Usina Adecoagro).
 
Conta, também, com o módulo de balanço hídrico do Guia Clima, que permite verificar níveis atualizados de umidade do solo, para as culturas de: cana-de-açúcar de ano; cana-de-açúcar de ano e meio; soja ciclo precoce; soja ciclo médio; feijão segunda safra; milho safrinha; milho; trigo e vegetação-padrão.
 
Além disso, os interessados em informações agrometeorológicas podem cadastrar-se e receber gratuitamente via e-mail os boletins eletrônicos mensais do Guia Clima. Para isso, basta acessar o Guia Clima e preencher com as informações dos usuários. Clique aqui ou acesse o link https://clima.cpao.embrapa.br/.
 
DOURADOS
 
Dourados conta com um fluxo populacional de mais de um milhão de pessoas que fazem parte das 38 cidades vizinhas, ou seja, que compõem a região da Grande Dourados. Cidade do Sul do Mato Grosso do Sul, Dourados completa em 20 de dezembro, 87 anos. Um município que possui uma aptidão geográfica natural para a produção agropecuária, pois dispõe de relevo, solo, clima e hidrografia favoráveis.
 
A região é destaque na produção de milho, de soja, de cana-de-açúcar, de suínos, de peixes, entre outros itens. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021 revelam que Dourados possui uma população de quase 228 mil habitantes, distribuída num território de pouco mais de 4 mil km², com densidade demográfica de 55 hab/km². É considerada a cidade mais populosa do interior do Estado, além de ser o 137º maior município brasileiro e o 9º maior município do Centro-Oeste do Brasil.
 
Jornalismo ACS/UFGD em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste



    Fotos