acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
12
2019

Para egresso, economia não deveria ser somente um curso, mas uma disciplina desde a educação básica

  Atualizada: 12/08/2019

Nesta terça-feira, 13 de agosto, comemora-se o Dia do Economista, profissão importante que acompanha tendências e transformações nas relações socioeconômicas da cidade, do estado e do país. Na UFGD, o curso de Ciências Econômicas é vinculado à Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) e oferta 50 vagas todos os anos em suas seleções.

Raul Augusto Cunha foi acadêmico de 2011 a 2015, tinha 18 anos quando chegou em Dourados para fazer a graduação. Na UFGD aproveitou oportunidades participando de projetos de extensão, monitorias, de pesquisas na Iniciação Científica e representou a Universidade em importantes eventos, como gincanas nacionais da área.

Nessa trajetória, Raul começou a “pegar gosto” pela carreira acadêmica. Fez Mestrado na Universidade Federal de Pelotas e, desde então, vem atuando como docente e também na área privada. “Penso que economia não deveria ser somente um curso. Deveria ter alguma disciplina desde a escola ensinando finanças, ensinando educação financeira aos alunos para introduzi-los ao meio econômico”, destacou.

O economista também estuda os fenômenos relacionados com a produção e o consumo de bens e serviços que envolvem ou não dinheiro e ajuda a construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Raul conta que se interessou pela economia depois da crise econômica de 2008/2009, quando começou a acompanhar o mercado financeiro. “Daí pensei que pudesse ver um pouco mais sobre isso”.

Para o egresso, a UFGD tem um quadro de professores qualificados que podem contribuir muito para a formação de seus acadêmicos. “Além disso, as universidades podem fazer com que seus alunos utilizem a teoria para fazer análises econômicas. Podem deixar o aluno a criar visões econômicas e políticas”, enfatizou.

Neste semestre, Raul ministra as aulas de Mercado de Capitais, Economia Matemática e Métodos Quantitativos. Ele quer adquirir mais experiência em sala de aula para depois seguir o doutorado.

Já Caroline Sobroza Dias, que é egressa da UFGD de 2016, atua no Departamento de Investimentos de um banco privado em Goiânia. “Atualmente, estou atuando na minha área pois presto consultoria de investimentos para os clientes e, para isso, o tema economia é fundamental”, destacou.

Ela credita também à UFGD a abertura de portas para ingressar no mercado de trabalho. “Gosto muito de atuar na minha profissão e sou muito grata a todos os professores do curso de Ciências Econômicas da UFGD que me inspiraram”, enfatizou.

Jornalismo ACS/UFGD

 

Raul Augusto Cunha, egresso do curso de Ciências Econômicas da UFGD
Raul Augusto Cunha
 

Caroline Sobroza Dias, egressa do curso de Ciências Econômicas da UFGD
Caroline Sobroza Dias
 




    Fotos