acessibilidade

Início do conteúdo da página
Outubro
26
2015

Outubro Rosa oferece atendimento ginecológico na Cidade Universitária

  Atualizada: 26/10/2015
Unidade de Suporte à Urgência da UFGD realizará exame clínico das mamas e coleta de Papanicolau hoje e amanhã

Em consonância com a corrente do "Outubro Rosa" que busca despertar nas mulheres a consciência de prevenção, rastreamento e tratamento precoce do câncer de colo de útero e mama, a Unidade de Suporte à Urgência da Universidade Federal da Grande Dourados (USU/UFGD) estará realizando a campanha "Outubro Rosa na Universidade" nesta segunda (26) e terça-feira (27).
 
O atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 16h, as participantes precisam apresentar o cartão SUS e o CPF e o local está preparado para que a mulher possa receber o exame clínico das mamas, assim como a coleta do exame preventivo para câncer do colo do útero (Papanicolau). Além disso, serão sorteados sessões de cuidados com a pele.​
 
A USU/UFGD está localizada no Centro de Convenções, porém a campanha acontecerá na sua instalação antiga, localizada no prédio do laboratório do curso de Educação Física da UFGD, ao lado do Centro de Educação Infantil e em frente da quadra esportes e piscina do campus.
 
A previsão é de que os exames estejam prontos em aproximadamente 50 dias e a USU entrará em contato com as participantes quando os exames forem emitidos e laudados para que então sejam retirados na própria USU, na Cidade Universitária.
 
O "Outubro Rosa na Universidade" é realizado pela UFGD em conjunto com o curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Universitário e uma pesquisa do Mestrado em Ciências da Saúde da UFGD.
 
SOBRE OS EXAMES
Os exames coletados serão encaminhados para análise via apoio do Hospital Universitário da UFGD e após obtenção dos resultados também passará pela avaliação e condutas necessárias da médica ginecologista e obstetra Aracele Franzen Schwambach. 
 
Além da investigação das alterações celulares para o câncer, a campanha também visa identificar infecções ocasionadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano) - principal causador de lesões precursoras do câncer. Isso faz parte de uma parceria da campanha com a pesquisa intitulada "Caracterização da Infecção pelo Papilomavírus Humano em mulheres em idade reprodutiva, atendidas nas unidades de estratégia de saúde da família, no município de Dourados - MS" e que tem como pesquisadores o Prof. Dr. Fábio Juliano Negrão e a acadêmica Laís Ortolani, do Mestrado em Ciências da Saúde da UFGD.
 
A Campanha "Outubro Rosa na Universidade" 2015 conta ainda com a colaboração dos alunos do 2º e 3° ano do curso de Enfermagem da UEMS e das professoras Elaine A.M. Watanabe, coordenadora do curso, e Andrea Santos, docente na área de Saúde da Mulher.
 
 
INFORMAÇÕES
Unidade de Suporte à Urgência: 3410-2990/2991



    Fotos