Início do conteúdo da página
Dezembro
16
2019
16
2019
Nova gestão da Ouvidoria da UFGD pretende transformar manifestações individuais em soluções coletivas
Atualizada: 16/12/2019
A Ouvidoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem nova gestão desde o dia 09 de dezembro. Agora, quem está à frente da chefia do setor é o contador Dionatan Vermieiro Noia de Souza, servidor da UFGD desde 2010. De acordo com a Controladoria Geral da União (CGU), Ouvidoria é a esfera que atua no diálogo entre o cidadão e a Administração Pública, de modo a intermediar as relações, promovendo qualidade de comunicação e a formação de laços de confiança e colaboração mútua. Seu papel é garantir ao cidadão ter sua demanda efetivamente considerada e tratada, à luz dos seus direitos constitucionais e legais.
Dionatan entende que não há efetiva participação social se a ouvidoria apenas receber e responder as manifestações da sociedade, sem considerá-las como oportunidades de progresso para a gestão. Segundo ele, “a ideia é que a Ouvidoria canalize as manifestações individuais e, na medida do possível, proponha soluções coletivas”. Para tanto, pretende que o setor exerça a contento as seguintes funções:
a) ouvir e compreender as diferentes formas de manifestação dos cidadãos;
Dionatan entende que não há efetiva participação social se a ouvidoria apenas receber e responder as manifestações da sociedade, sem considerá-las como oportunidades de progresso para a gestão. Segundo ele, “a ideia é que a Ouvidoria canalize as manifestações individuais e, na medida do possível, proponha soluções coletivas”. Para tanto, pretende que o setor exerça a contento as seguintes funções:
a) ouvir e compreender as diferentes formas de manifestação dos cidadãos;
b) reconhecer os cidadãos, sem qualquer distinção, como sujeitos de direitos;
c) dar tratamento adequado às demandas apresentadas pelos cidadãos;
d) qualificar as expectativas dos cidadãos de forma adequada, caracterizando situações e identificando os seus contextos, para que a UFGD possa utilizá-las como oportunidades de melhoria na gestão.
O novo ouvidor frisa, ainda, que continuará atuando com a necessária imparcialidade de modo que seu trabalho à frente da Ouvidoria seja em prol dos cidadãos e da melhoria dos serviços públicos prestados pela Universidade.
COMO FUNCIONA
A Ouvidoria da UFGD é uma instância de controle e participação social responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de informações e pedidos de simplificação referentes aos serviços públicos prestados pela Universidade ou à conduta de seus agentes. Para facilitar o contato dos cidadãos com a Administração Pública, a Ouvidoria da UFGD utiliza o sistema Fala.BR, que pode ser acessado pelo link https://sistema.ouvidorias.gov.br/, para recebimento e análise de manifestações da sociedade.
Portanto, o cidadão que tenha alguma dessas seis manifestações a fazer poderá acessar o sistema Fala.BR, que funciona 24h e permite acompanhar o andamento das manifestações registradas. Para utilizar o sistema não é necessário se cadastrar, porém, quem realiza o cadastro poderá acompanhar, pelo sistema, o histórico das suas manifestações. Caso deseje fazer sua manifestação de outras formas, o cidadão pode, ainda, comparecer à sala da Ouvidoria (Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso) ou fazê-la por e-mail (ouvidoria@ufgd.edu.br) ou, ainda, pelo telefone 67 3410-2754.
SOBRE O OUVIDOR
Dionatan Vermieiro Noia de Souza tem graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e especialização (MBA) em Gestão Estratégica de Negócios. Possui experiência profissional nas áreas de Contabilidade e Administração nos setores privado (empresa multinacional) e público (Administração Pública Indireta), atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, auditoria, controles internos, controle de custos, mapeamento e melhoria de processos organizacionais, gestão de riscos, gestão de programa de qualidade, relacionamento com órgãos de controles interno e externo.
Atualmente ocupa o cargo efetivo de contador na UFGD, instituição em que ingressou em 2010 tendo sido lotado, inicialmente, na Controladoria e Controle Interno do Hospital Universitário e, posteriormente, janeiro de 2012 até novembro de 2019, na Auditoria Interna da UFGD onde tem participado dos processos de planejamento, execução e relatoria das ações realizadas por aquele setor. Atualmente é o responsável pela Ouvidoria da UFGD.
O novo ouvidor frisa, ainda, que continuará atuando com a necessária imparcialidade de modo que seu trabalho à frente da Ouvidoria seja em prol dos cidadãos e da melhoria dos serviços públicos prestados pela Universidade.
COMO FUNCIONA
A Ouvidoria da UFGD é uma instância de controle e participação social responsável por receber, examinar e encaminhar denúncias, reclamações, elogios, sugestões, solicitações de informações e pedidos de simplificação referentes aos serviços públicos prestados pela Universidade ou à conduta de seus agentes. Para facilitar o contato dos cidadãos com a Administração Pública, a Ouvidoria da UFGD utiliza o sistema Fala.BR, que pode ser acessado pelo link https://sistema.ouvidorias.gov.br/, para recebimento e análise de manifestações da sociedade.
Portanto, o cidadão que tenha alguma dessas seis manifestações a fazer poderá acessar o sistema Fala.BR, que funciona 24h e permite acompanhar o andamento das manifestações registradas. Para utilizar o sistema não é necessário se cadastrar, porém, quem realiza o cadastro poderá acompanhar, pelo sistema, o histórico das suas manifestações. Caso deseje fazer sua manifestação de outras formas, o cidadão pode, ainda, comparecer à sala da Ouvidoria (Rua João Rosa Góes, 1761 – Vila Progresso) ou fazê-la por e-mail (ouvidoria@ufgd.edu.br) ou, ainda, pelo telefone 67 3410-2754.
SOBRE O OUVIDOR
Dionatan Vermieiro Noia de Souza tem graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD e especialização (MBA) em Gestão Estratégica de Negócios. Possui experiência profissional nas áreas de Contabilidade e Administração nos setores privado (empresa multinacional) e público (Administração Pública Indireta), atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, auditoria, controles internos, controle de custos, mapeamento e melhoria de processos organizacionais, gestão de riscos, gestão de programa de qualidade, relacionamento com órgãos de controles interno e externo.
Atualmente ocupa o cargo efetivo de contador na UFGD, instituição em que ingressou em 2010 tendo sido lotado, inicialmente, na Controladoria e Controle Interno do Hospital Universitário e, posteriormente, janeiro de 2012 até novembro de 2019, na Auditoria Interna da UFGD onde tem participado dos processos de planejamento, execução e relatoria das ações realizadas por aquele setor. Atualmente é o responsável pela Ouvidoria da UFGD.