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2025
Neste sábado, UFGD inicia curso de formação continuada sobre educação inclusiva para 300 professores em Fátima do Sul
Neste sábado, 16 de agosto, cerca de 300 professores de Fátima do Sul participarão da primeira aula presencial do curso de formação continuada Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva, promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio do Grupo de Pesquisa de Ocupação de Vagas Efetivas (GPOVE), em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR/MEC).
O evento deverá repetir o sucesso da abertura realizada no dia 4 de agosto, em Itaporã, que contou com a presença do prefeito municipal, Tiago Carbonaro; do reitor da UFGD, professor Jones Dari Goettert; da secretária municipal de Educação de Itaporã, Danielly Bigatão; da coordenadora de Extensão da UFGD, professora Alzira Salete Menegat; do diretor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas (FACE/UFGD), professor Enrique Duarte Romero; do coordenador do polo de Itaporã, professor Narciso Bastos Gomes; e da coordenadora do projeto e integrante do GPOVE, professora Jane Corrêa Alves Mendonça. Também estiveram presentes os secretários de Educação de Dourados e de Fátima do Sul.
Na ocasião, o prefeito Tiago Carbonaro agradeceu à UFGD por oferecer a formação em Itaporã, beneficiando não apenas professores do município, mas também de cidades vizinhas. Já a secretária municipal de Educação, Danielly Bigatão, ressaltou a importância da participação dos docentes em cursos de formação continuada, destacando que, para enfrentar os desafios da educação atual, é essencial estar sempre atualizado.
O curso Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva irá capacitar 600 educadores dos municípios de Fátima do Sul e Itaporã. A formação, totalmente gratuita, será oferecida na modalidade semipresencial, com carga horária de 180 horas. Haverá um encontro presencial mensal nos polos de Itaporã e Fátima do Sul, além de atividades assíncronas disponibilizadas no canal da FACE/UFGD no YouTube e na plataforma Moodle.
Com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais inclusivas, a iniciativa busca capacitar gestores, professores e membros da comunidade indígena para enfrentar os desafios da educação contemporânea, com foco em acessibilidade, diversidade e equidade no ensino.
Jornalismo ACS/UFGD
No dia 4 de agosto, foi realizada a abertura presencial do curso em Itaporã, com mais de 300 participantes.
O evento em Itaporã contou com a presença do prefeito municipal, Tiago Carbonaro; do reitor da UFGD, professor Jones Dari Goettert; da secretária municipal de Educação de Itaporã, Danielly Bigatão; entre outras autoridades.
Equipe de trabalho do curso de formação continuada Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva, promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) por meio do Grupo de Pesquisa de Ocupação de Vagas Efetivas (GPOVE), em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR/MEC).