10
2026
Matrícula dos aprovados para transferência e como portadores de diploma será realizada até 12 de fevereiro
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou a convocação dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Para Preenchimento de Vagas por Transferência Voluntária e para Portadores de Diploma (PSTPD-2026.1/UFGD). A seleção é destinada a estudantes que pretendem se transferir de outra instituição de ensino superior para a UFGD, bem como àqueles que já concluíram uma graduação e desejam cursar uma segunda formação ou complementar grau/habilitação.
O prazo para a realização da matrícula segue aberto até 12 de fevereiro. A relação com os nomes dos convocados foi publicada na segunda-feira (9) e está disponível no Portal UFGD.
Para efetivar a matrícula, todos os candidatos convocados, independentemente da modalidade de vaga, devem encaminhar cópias legíveis da documentação exigida no edital, em formato PDF, para o e-mail da Secretaria Acadêmica da faculdade correspondente, conforme indicado no Quadro 2 do edital.
A segunda chamada, caso haja vagas remanescentes, está prevista para o dia 20 de fevereiro.
Os estudantes matriculados por meio do PSTPD-2026.1/UFGD iniciarão as aulas do primeiro semestre letivo de 2026 em 23 de fevereiro.
COMPROVAÇÃO DO DIREITO ÀS VAGAS RESERVADAS
Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública puderam concorrer às vagas reservadas, conforme a Lei nº 12.711/2012. Aqueles que optaram por modalidades específicas de reserva, como pessoas com deficiência, renda familiar per capita inferior a um salário mínimo, candidatos negros (pretos e pardos), indígenas ou quilombolas, deverão comprovar as informações declaradas no ato da matrícula.
Para as vagas destinadas a candidatos negros, é necessário preencher e enviar a Autodeclaração (Anexo 3 do edital de matrícula), juntamente com a documentação geral. Após o envio, o candidato receberá, no e-mail informado na inscrição, o agendamento para telecomparecimento perante a Comissão de Heteroidentificação Geral da UFGD. O procedimento ocorrerá de forma on-line, entre os dias 10 e 13 de fevereiro, por meio da plataforma Google Meet: https://meet.google.com/uxvqzem-nbc. Este procedimento levará em conta características fenotípicas do candidato (como aspectos da pele, cabelo, nariz, boca e demais traços comuns a pessoas pretas e pardas), não sendo analisadas características genotípicas (descendência) ou informações de documentos (como certidão de nascimento).
Já os candidatos às vagas quilombolas deverão apresentar a Autodeclaração (Anexo 3 do edital) e a Declaração de Pertencimento à Comunidade Remanescente de Quilombo (Anexo 5). Os indígenas precisam encaminhar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) ou declaração da liderança indígena que comprove o pertencimento à comunidade, além de duas declarações constantes nos Anexos 2 e 3 do edital.
No caso das vagas reservadas a pessoas com deficiência, os convocados devem enviar os formulários e laudos médicos comprobatórios, conforme os procedimentos descritos nos Anexos 8 e 9 do edital de matrícula.
Quanto à renda, apenas os candidatos inscritos como pertencentes a famílias com renda per capita inferior a um salário mínimo devem apresentar documentação comprobatória. Quem possui inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deve enviar o comprovante atualizado e o Formulário do Cadastro Único. Já os candidatos que não apresentarem o CadÚnico deverão encaminhar, em grau de recurso, a documentação prevista no Edital de Divulgação PROGRAD nº 01/2026 para avaliação da renda.
Atendimento ao candidato
Informações sobre documentação, ingresso e matrícula devem ser obtidas com a Divisão de Ingresso e Gestão de Secretarias Acadêmicas (DIGS), pelo telefone (67) 3410-2820 ou pelo e-mail cgac.digs@ufgd.edu.br.
Outras informações sobre o processo seletivo estão disponíveis em: https://portal.ufgd.edu.br/vestibular/pstpd/pstpd-2026-1
Jornalismo ACS/UFGD