acessibilidade

Início do conteúdo da página
Janeiro
31
2019

Laboratório de Geografia Física da UFGD tem pesquisa sobre o Pantanal publicada em livro internacional

  Atualizada: 31/01/2019

Pesquisadores do Laboratório de Geografia Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estão com um capítulo sobre o Pantanal publicado no livro “The Physical Geography of Brazil: Environment, Vegetation and Landscape”, que acaba de ser lançado.

 
O texto “The Pantanal: the brazilian wetlands” descreve as principais características do Pantanal e está organizado nas categorias: Geologia; Clima e a razão das enchentes; Relevo; Solos, Vegetação e Fauna e; Recursos Hídricos e questões ambientais. A partir desses aspectos e valorizando a diversidade de espécies (mais de 4.700 espécies conhecidas), a flora exuberante e o ciclo das águas, os autores apresentam a singularidade do Pantanal, paisagem que atrai milhares de pessoas interessadas em turismo de natureza, de pesca, científico e no geoturismo.
 
O trabalho alerta que apesar de ainda bem conservado, o Pantanal está em risco, principalmente por causa das ações do homem nos planaltos do entorno, onde existe um cinturão de monoculturas de soja, milho e cana-de-açúcar, que são as bases do agronegócio brasileiro e estão fortemente ligadas a produção de commodities para exportação. Nesse sentido os autores afirmam que “o grande desafio futuro é compatibilizar o desenvolvimento econômico brasileiro e a preservação do Pantanal”.
 
A publicação apresenta-se como importante ao discutir o significado do Pantanal nesse momento, por apresentar os conflitos socioambientais existentes e a importância da compatibilização dos ideais de desenvolvimento com sua preservação. Demonstra a importância da pesquisa científica para o Brasil e o papel da Universidade no trato de temas essenciais para a sociedade. A publicação internacional retrata o compromisso dos pesquisadores da UFGD com a sociedade, cuja qualidade do trabalho tem sido reconhecida internacionalmente.

Esse capítulo sobre o Pantanal é resultado de ações conjuntas do Laboratório de Geografia Física e de outras Instituições de Ensino Superior, foi produzido por Marcos Norberto Boin, Patrícia Cristina Statella Martins, Charlei Aparecido da Silva e André Augusto Rodrigues Salgado, e está associado  a tese de doutoramento da acadêmica Patrícia Cristina Statella Martins, no Programa de Pós-graduação em Geografia da UFGD. A tese, por sua vez, foi orientada pelo professor Charlei Aparecido da Silva, defendida ano passado, contou com recursos da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS e se intitula: “As paisagens da faixa de fronteira Brasil/Bolívia: complexidades do Pantanal sul-mato-grossense e suas potencialidades para o Turismo de Natureza”.
 
O livro “The Physical Geography of Brazil: Environment, Vegetation and Landscape” apresenta o espaço natural e o ambiente brasileiro por meio de uma visão belamente ilustrada da geografia física da Floresta Amazônica, do cerrado brasileiro, da floresta de Cocais, da área semi-árida (Caatinga), da área da Mata Atlântica, do Pantanal (Pantanal brasileiro), Planalto Auraucárias, área dos Pampas (pastagens do sul) e o ambiente costeiro brasileiro (praias e manguezais). A organização do livro é de André Augusto Rodrigues Salgado, Leonardo José Cordeiro Santos e Julio César Paisani.
 
Acesse o livro no endereço: https://www.springer.com/gp/book/9783030043322
 
CONTATO
www.lgf.ggf.br



    Fotos