acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
25
2021

Jornal Diário MS doa acervo de suas edições para UFGD

  Atualizada: 25/08/2021

A direção do Diário MS doou, nesta última terça-feira, todo seu acervo de edições impressas para o Centro de Documentação Regional (CDR) da UFGD. Os volumes encadernados compreendem da primeira edição, publicada em 15 de setembro de 1993, até 29 de janeiro de 2021, data em que o jornal deixou de circular de forma impressa.

Além dos 303 volumes encadernados contendo exemplares impressos dos jornais Diário do Povo e Diário MS, há material do jornal ‘O Zangão’, compreendendo o período de maio de 1986 a maio de 1987 e dois volumes do jornal “Panfleto’, compreendendo o período de agosto de 1983 a dezembro de 1984 e de junho de 1985 a abril de 1987.

Conforme registrado no Termo de Doação, o CDR se compromete a preservar e disponibilizar à consulta pública os materiais impressos. Ainda de acordo com a direção, dentro de suas possibilidades e “na medida das necessidades de preservação do material impresso, o CDR compromete-se a promover a digitalização dos exemplares”.

O Centro de Documentação Regional é um laboratório vinculado à Faculdade de Ciências Humanas da UFGD. Originado de um projeto elaborado por docentes da UFMS/Dourados, no início da década de 1980, o CDR vem colecionando, desde então, material documental e bibliográfico referente, especificamente, aos estudos regionais, não apenas o espaço correspondente ao atual estado de Mato Grosso do Sul, mas também o seu entorno, como os estados de Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás, e os países que mantêm relações históricas com a região, principalmente Paraguai, Bolívia, Uruguai e Argentina.

O ACERVO

O acervo bibliográfico do Centro de Documentação é composto por livros, folhetos, separatas, teses, dissertações e monografias, totalizando aproximadamente dez mil títulos. Há, também, grande acervo audiovisual, bem como imagético (fotos, cartazes, plantas). Já a hemeroteca conta com mais de 300 títulos entre jornais e boletins, exclusivamente mato-grossenses e sul-mato-grossenses, além de revistas e periódicos científicos, de grande ou pequena circulação.

A ENTREGA

O acervo foi entregue à professora Marisa de Fátima Lomba de Farias, diretora da Faculdade de Ciências Humanas (FCH); ao professor Carlos Barros Gonçalves, coordenador do Centro de Documentação Regional FCH/UFGD; ao professor Thiago Leandro Vieira Cavalcante, do curso de História e à Ivanir Martins de Souza, bibliotecária-documentalista do Centro de Documentação Regional.

Ainda na semana passada, na sede do jornal, a professora Marisa agradeceu à direção do Diário MS pela doação e reforçou que “se trata de rica documentação por sua relevância histórica e social, ao registrar os maiores acontecimentos como também o cotidiano, a cultura, a arte, as experiências vividas pela população de Dourados, da Região e de nosso Estado Mato Grosso do Sul”.

Marisa informou, também, que “todo o material se acrescenta ao acervo do CDR e amplia as possibilidades de nossos estudos e pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, o que nos permitirá o desenvolvimento acadêmico na graduação e na pós-graduação e, assim, retribuir a confiança em nós depositada pela direção do jornal como, ainda, os investimentos públicos que nos são disponibilizados”.

Já o coordenador do CDR, Carlos Barros Gonçalves, ressaltou a importância do Diário MS como fonte para estudos e pesquisas sobre diversos aspectos da história, da política, da economia, da cultura, bem como do cotidiano, de Dourados e de toda a região. Ele lembrou, ainda, que boa parte dos usuários que utilizam os serviços do CDR o fazem mediante a consulta às fontes de imprensa.

O grupo da UFGD foi recepcionado pelo diretor do Diário MS, jornalista Alfredo Barbara Neto, e pela diretora administrativa Renata Elias Barbara. Emocionados, eles agradeceram a instituição por receber o acervo, confiantes de que a história será preservada.

Assim que o material doado passar pelo processamento técnico, estará à disposição de toda a comunidade universitária, bem como do público em geral.

O Centro de Documentação Regional está localizado na Unidade 2 da UFGD, ao lado do prédio da Faculdade de Ciências Humanas, e atende não apenas ao público universitário, mas a toda a comunidade. Durante o período de trabalho remoto devido à pandemia de covid-19, o atendimento tem sido feito através do e-mail cdr@ufgd.edu.br, mas a comunicação pode ocorrer pelas páginas do Instagram @cdr_ufgd e do Facebook @cdrfchufgd. Já os catálogos podem ser consultados no endereço https://www.ufgd.edu.br/setor/cdr/index.


Fonte: Redação Diário MS / Fotos: Diário MS


 

DMS1, DMS2
Renata e Alfredo com Marisa de Fátima, Thiago, Ivanir e Carlos, mostram o termo de doação do acervo do Diário MS à UFGD
 

DMS4


DMS7

 




    Fotos

"
"