acessibilidade

Início do conteúdo da página
Setembro
22
2025

III Encontro Bilíngue marca o Mês da Consciência Surda na UFGD

  Atualizada: 23/09/2025
Evento contará com palestras online e presenciais, de 23 a 27/09

live
Divulgação
 

A Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (FAEAD/UFGD) promove, entre os dias 23 e 27 de setembro, o III Encontro Bilíngue: Mês da Consciência Surda, em celebração ao Dia Nacional do Surdo e em valorização da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O evento, coordenado pelo professor Tiago de Souza Moraes, tem como objetivo oferecer à comunidade surda um espaço de reconhecimento, troca de experiências e fortalecimento cultural, além de promover reflexões sobre a inclusão e a visibilidade da comunidade surda em Mato Grosso do Sul e no Brasil.

O Dia Nacional do Surdo é comemorado em 26 de setembro, em referência à fundação da primeira escola para surdos no Brasil, em 1857, no Rio de Janeiro. Essa data tornou-se um marco histórico de luta e conquistas, reforçado pelas legislações que reconhecem e asseguram os direitos da comunidade surda.

A programação do III Encontro Bilíngue começa com palestras online nos dias 23, 24 e 25 de setembro, sempre às 19h. No dia 23, a convidada é Cristina Huppes, que abordará o impacto da Língua de Sinais na transformação cultural da cidade de Dourados. No dia 24, Marcos Paulo vai compartilhar sua trajetória como atleta de futebol surdo, trazendo sua experiência de vida. Já no dia 25, Alessandra Daniel falará sobre sua vivência como mulher indígena surda em Mato Grosso do Sul.

O encerramento será no dia 27 de setembro, em programação presencial durante a manhã e à tarde, na ADUF – Dourados, com a presença especial de Rimar Ramalho Segala, professor surdo, doutor em Linguística pela UNESP e docente na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Reconhecido como uma das principais referências nacionais em Libras, tradução e educação, Rimar também é ator, clown, influenciador digital e tem se destacado pela atuação em defesa da cultura surda, da inclusão e dos direitos das pessoas surdas no Brasil. Esta será a primeira vez que ele visita o Mato Grosso do Sul, trazendo sua experiência acadêmica, cultural e pessoal para um encontro que promete deixar um impacto profundo na comunidade surda de Dourados e região.  

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet no endereço https://forms.gle/Ufnd4puRVMQXo1YH7. As vagas são limitadas!



    Fotos