acessibilidade

Início do conteúdo da página
Julho
25
2025

Grafiteiros colorem as paredes da UFGD em comemoração aos 20 anos da instituição

  Atualizada: 25/07/2025
Projeto “Galeria a Céu Aberto” promove arte urbana na Universidade até setembro

ufgd
Wes Gama produzindo seu mural com uma de suas marcas atualmente, os pássaros sobre os olhos dos personagens. Foto: Raique Moura
 

Como parte da programação comemorativa pelos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), artistas visuais das cidades de Goiânia (GO), Dourados (MS) e Campo Grande (MS) estão transformando os espaços das Unidades 1 e 2 da instituição com grafites que dialogam com a cultura, o meio ambiente e as identidades locais.

 

Com realização da Pró-reitoria de Cultura e Extensão (PROEC), a ação faz parte do projeto Galeria a Céu Aberto, que segue até setembro, e conta com a participação dos artistas Parrésio, Damata, Wes Gama, Vandal, Rafael Mareco, Lívia e Deble Koala.

 

Conheça os artistas participantes:

Vandal (@inkvandal) – Natural de Goiânia, tem 29 anos e atua como artista visual e coordenador de produção em murais de grande escala, projetos e exposições. Suas obras são marcadas por cores vibrantes, com referências ao cerrado e a elementos do cotidiano.


Parrésio (@parresio) – Multiartista de Dourados (MS), tem 26 anos e atua como rapper, MC, batmaker, skatista, grafiteiro, publicitário e editor de vídeo. Começou sua trajetória no hip-hop aos 10 anos, por meio do skate, e desde 2013 atua como artista urbano e grafiteiro, conciliando sua atuação cultural com a produção artística.


Wes Gama (@wesgama) – Autodidata, tem 37 anos e é natural de Goiânia. Desenvolve trabalhos de design, murais, ilustrações digitais e esculturas. É conhecido por inserir pássaros sobre os olhos dos personagens que cria, propondo uma nova percepção do mundo e reflexões sobre questões raciais, ambientais e culturais. Seu estilo é conhecido como "Caipira Futurista". Atua com arte urbana desde os anos 2000 e é referência nacional na área.


Damata (@da.mataa) – Artista douradense, começou sua trajetória em 2017 e integra sua formação em Gestão Ambiental às expressões artísticas. Representa mulheres, povos originários do MS, fauna e flora brasileira, promovendo visibilidade para pautas socioambientais. Atua com muralismo, desenho analógico, arte digital, além de performance, maquiagem artística, rima/poesia e fotografia.
 

Rafael Mareco (@rafaelmareco) – De Campo Grande (MS), iniciou sua carreira em 2009 grafitando muros da cidade. Especializou-se na criação de personagens no universo do grafite e expandiu sua atuação para áreas como ilustração, animação, modelagem 3D e impressão digital. Fundador do Studio Mareco, busca profissionalizar e integrar suas múltiplas atividades artísticas.

 

ufgd
Foto: Raique Moura
 

ufgd
Foto: Raique Moura
 

ufgd
Foto: Raique Moura
 

ufgd
Foto: Raique Moura
 

ufgd
Foto: Raique Moura
 

ufgd
Foto: Raique Moura
 




    Fotos