14
2019
Governança e Gestão Pública da UFGD são grandes desafios a serem enfrentados
Cerca de 30 servidores de diferentes setores da UFGD participaram, no período de 4 a 8 de novembro, do curso “Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional”, oferecido pela Universidade em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
A capacitação, com carga horária de 35 horas, foi realizada na Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR-UFGD) e teve como grande diferencial as atividades práticas, realizadas com o objetivo de esclarecer dúvidas e oferecer metodologia aplicada para o estabelecimento de indicadores que irão compor o sistema de medição do desempenho institucional.
O curso foi ministrado pelo técnico-administrativo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Helmer Soares Veloso (de vermelho, à esquerda)
A importância dos indicadores para a Universidade
Os indicadores têm algo muito importante a revelar, pois é através das informações geradas por eles, que se pode avaliar o desempenho de equipes, atividades, processos e gestão, e com isto, executar ações que servirão para melhorar o desempenho da UFGD. É com base nos dados transmitidos por estes números, que os dirigentes podem avaliar o que gera resultados desejáveis e onde os recursos são melhor ou pior aplicados.
Todos os servidores podem auxiliar na elaboração dos indicadores de desempenho da Universidade, afinal é a imagem da Instituição que está em jogo. Uma universidade com bons índices demonstra eficiência, qualidade, produtividade, progresso; adjetivos que se almeja não somente à UFGD, mas a cada um que a compõe.
A UFGD, como universidade relativamente nova, com apenas 14 de anos de existência, já dispõe de alguns mecanismos de governança e gestão, porém não de forma institucionalizada, ou seja, suas práticas ainda não estão efetivamente internalizadas pela organização. O objetivo agora, é conscientizar toda a comunidade acadêmica sobre a importância destes instrumentos e implantar efetivamente a prática de governança na universidade.
Os atuais indicadores da UFGD
Um levantamento sobre o Índice Integrado de Governança e Gestão Pública (IGG) de 117 Instituições de Ensino do país (universidades, institutos, fundações, centros, colégios e escolas), foi recentemente divulgado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e colocou a UFGD em uma posição desfavorável entre as universidades federais. Das 63 instituições que tiveram seus dados publicados pelo órgão de controle, a UFGD figura na 56ª posição, atingindo um percentual de 21% no (IGG).
Os dados avaliados referem-se ao ano de 2018. Se comparado aos relatórios de 2017, ano em que o TCU passou a divulgar o IGG no atual formato, a UFGD subiu um total de 6% no índice que mede a governança e a gestão pública entre as organizações brasileiras, passando de 15% para os atuais 21%. Apesar da melhora, o resultado ficou aquém do que se espera da Universidade.
Desde 2017 o TCU passou a disponibilizar o IGG, que é composto pelos índices de: governança pública; gestão de pessoas; gestão de TI; e gestão de contratações. O levantamento passou a ser anual, sendo também utilizado como parte integrante do processo de prestação de contas das instituições. Segundo o TCU, a ação faz parte de um processo que busca conhecer melhor a situação da governança no setor público, além de estimular as organizações a adotarem boas práticas de gestão.
Resumo dos resultados da autoavaliação da UFGD (2018):
-
Indicador Valor iGG (índice integrado de governança e gestão públicas) - 21%
-
iGovPub (índice de governança pública) - 28%
-
iGovPessoas (índice de governança e gestão de pessoas) - 21%
-
iGestPessoas (índice de capacidade em gestão de pessoas) - 15%
-
iGovTI (índice de governança e gestão de TI) - 9%
-
iGestTI (índice de capacidade em gestão de TI) - 9%
-
iGovContrat(índice de governança e gestão de contratações) - 28%
-
iGestContrat (índice de capacidade em gestão de contratações) - 31%
Partindo-se da premissa de que os questionários enviados ao TCU para a elaboração dos indicadores da UFGD tenham sido adequadamente respondidos, a Administração vem buscando, em conjunto com as Pró-Reitorias e setores Administrativos, formas para melhorar o IGG da Universidade.
Respeitando-se a orientação do TCU em atendimento ao princípio da transparência, a UFGD disponibiliza as informações contidas neste relatório:
Clique aqui e conheça o relatório das 498 instituições públicas avaliadas
Levantamento de Governança e Gestão Públicas TCU – UFGD
Sobre a Governança e Gestão na Administração Pública Federal
Governança e gestão são funções complementares. A gestão tem a função de administrar os recursos colocados à disposição da organização e alcançar os objetivos estabelecidos, enquanto a governança fornece direcionamento, monitora e avalia a atuação da gestão, com vistas ao atendimento das necessidades dos cidadãos e demais partes interessadas.
Ao se aferir a governança em organizações, mede-se a capacidade que elas têm de produzir e entregar valor. Pode-se considerar valor como sendo a entrega de resultados, de forma eficiente e com riscos bem geridos. Em geral, em uma instituição pública, o valor costuma ser percebido como benefícios para a sociedade. Quanto mais valor se entrega, melhor costuma ser a governança.
Gestão estratégica e de riscos, transparência, acompanhamento de resultados, avaliação e accountability (conceito que envolve transparência, responsabilidade e prestação de contas) são alguns dos elementos da governança que contribuem para que uma organização produza o maior valor possível com os recursos que ela tem.
Os dados do levantamento realizado pelo TCU têm por objetivo obter e sistematizar informações sobre a situação de governança pública e gestão em organizações federais, de maneira a identificar os pontos mais vulneráveis e induzir melhorias nessas áreas.
As informações sobre cada instituição são públicas e possuem gráficos detalhados, que desdobram os contextos da análise. Cada uma delas também recebeu um relatório de feedback por área, comparando-a com o seu setor de atuação e com o estado geral da administração pública federal. Dessa forma, o TCU fornece instrumentos tanto para a sociedade quanto para a organização se planejar, para melhorar seu nível de governança.
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas - ACS-UFGD