23
2025
Formação em Práticas Pedagógicas Inclusivas (PEI) terá primeira aula presencial em Itaporã no dia 4 de agosto
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) iniciou as atividades do curso de formação continuada “Práticas Pedagógicas na Perspectiva da Educação Inclusiva”, que irá capacitar 600 educadores dos municípios de Fátima do Sul e Itaporã. A abertura do curso ocorreu no dia 15 de julho, com uma live de boas-vindas transmitida pelo YouTube.
A primeira aula presencial será no dia 4 de agosto, às 18h, em Itaporã, com a presença do reitor professor Jones Dari Goettert, que dará as boas-vindas aos cursistas. A primeira aula presencial com os participantes de Fátima do Sul está marcada para o dia 16 de agosto, às 8h.
A formação é totalmente gratuita e está sendo oferecida na modalidade semipresencial, com carga horária de 180 horas. A cada mês haverá um encontro presencial nos polos de Itaporã e Fátima do Sul, além de atividades assíncronas disponibilizadas no canal da FACE-UFGD no YouTube e na plataforma Moodle.
O curso é promovido pela UFGD, por meio do Grupo de Pesquisa de Ocupação de Vagas Efetivas (GPOVE), em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR/MEC). A iniciativa faz parte do Programa de Extensão Integrada (PEI) e reforça o compromisso da universidade com a formação continuada de professores da educação básica.
Com o objetivo de promover práticas pedagógicas mais inclusivas, o curso busca capacitar gestores, professores e membros da comunidade indígena, preparando-os para enfrentar os desafios da educação contemporânea, com foco na acessibilidade, diversidade e equidade no ensino.
Jornalismo ACS/UFGD
A primeira atividade do curso foi realizada no último dia 15/07, com a presença da maioria dos 600 participantes do curso.