acessibilidade

Início do conteúdo da página
Agosto
26
2025

Festival Universa aquece a noite antes do show de Péricles em Dourados

  Atualizada: 27/08/2025
Festa no Parque do Lago inicia às 18 horas, com a abertura da Praça de Alimentação, seguida de festival com MPB, samba, rap, rock e blues

Festival Universa
A programação contempla MPB, samba, rap, rock e blues, criando um ambiente para todos os gostos.
 


Nesta sexta-feira, 29 de agosto, o cantor Péricles estará em Dourados para uma apresentação especial e gratuita em comemoração aos 20 anos da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Antes da atração principal, o público poderá aproveitar uma programação cultural diversificada e uma grande estrutura preparada no Parque Antenor Martins (Parque do Lago).

A partir das 18h, estarão em funcionamento a Praça de Alimentação e os pontos de venda de bebidas. Serão cerca de 20 food trucks e barracas oferecendo opções variadas como escondidinho, comida árabe, lanches, espetinhos, gelatos, churros, doces, bolos, pastel, caldo de cana e tapioca. Quanto às bebidas, quatro pontos espalhados pelo parque venderão refrigerantes, cerveja, água, drinks e cerveja artesanal. Por isso, a dica é chegar cedo para lanchar ou jantar no parque e já garantir um bom lugar próximo ao palco.

Às 19h começa o Festival Universa, organizado pela Coordenadoria de Cultura da UFGD. A proposta é valorizar grandes nomes da música douradense e oferecer ao público um momento especial de encontro com diferentes estilos musicais. A programação contempla MPB, samba, rap, rock e blues, criando um ambiente para todos os gostos. Será também uma oportunidade de conhecer composições autorais de artistas locais e, ao mesmo tempo, cantar junto músicas consagradas que fazem parte do repertório desses músicos.

Entre as atrações do Festival Universa estão a jovem cantora LuMacê, compositora e instrumentista que mistura blues, polca-rock e outros ritmos em seu show autoral Arte-nativa. Outra jovem potência vocal que sobe ao palco é SoulRa, que traz uma fusão de boombap, trap, R&B e Afropop com elementos do chamamé e da cultura pantaneira e fronteiriça. Gianni Torres apresentará músicas autorais e grandes clássicos da MPB, enquanto Ana Paula Lopes, referência no samba em Dourados há mais de três décadas, será a apresentadora oficial do evento.  

Entre os destaques da programação está o Brô MC’s, primeiro grupo de rap indígena do Brasil, formado em 2009 por jovens Guarani e Kaiowá de Dourados. Com uma trajetória marcada por apresentações em festivais nacionais e internacionais, incluindo o Rock in Rio 2022, a entrega do Grammy Latino em 2024, e o palco do Global Citizen, em Nova Iorque, o grupo se tornou referência por unir a força do rap aos elementos da música indígena, cantando em guarani e português. Em suas letras, o Brô MC’s expressa a luta, a memória e a identidade dos povos originários, conquistando espaços importantes na cena musical e cultural. Recentemente, lançou o álbum Retomada, produzido pelo Instituto Alok, reafirmando seu protagonismo e sua voz na defesa da cultura indígena.

Encerrando a noite, será a vez de Péricles subir ao palco. Com sua voz inconfundível e sucessos que marcaram gerações, o cantor e compositor se apresenta para celebrar junto com a comunidade os 20 anos da UFGD.

Orientações de segurança e acessibilidade

O evento contará com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Pessoas com deficiência terão uma área reservada próxima ao palco, com direito a acompanhante. Para acessar, basta informar a equipe de segurança e adentrar ao espaço destinado.

O público é orientado a se programar para chegar ao parque por volta das 18 horas. Um dos motivos é a mudança de mão e a interdição de algumas ruas do entorno do Parque do Lago. Dessa forma, o deslocamento estará dificultado e o estacionamento na região pode ser limitado. 

Além disso, haverá um controle na entrada do parque, com detectores de metais e com a orientação de verificar bolsas e mochilas. Como medida de segurança, as pessoas não poderão entrar no parque portando objetos cortantes e de vidro. Para evitar filas na entrada, é aconselhado que as pessoas cheguem no parque antecipadamente.

Jornalismo ACS/UFGD

 



    Fotos