Novembro

Faculdade de Comunicação, Artes e Letras passa a usar a sigla FALE/UFGD

Atualizada: 01/11/2022
A mudança foi publicada no Boletim de Serviços neste dia 01/11, após aprovação na última reunião do COUNI

ufgd

Fachada da faculdade, localizada na Unidade 2 da UFGD

A Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD passa a usar uma nova sigla: FALE. A mudança foi aprovada pelos conselheiros presentes na 116ª reunião ordinária do Conselho Universitário (COUNI) e foi publicada no Boletim de Serviços da universidade no dia de hoje (01/11).

A mudança da sigla da faculdade foi discutida e proposta por estudantes, docentes e técnicos da FALE e representa o anseio por uma universidade e uma sociedade mais disposta ao diálogo e ao respeito pelas diversidades. No momento em que a nova sigla foi apresentada ao COUNI, a diretora da faculdade, professora Carla Ávila, fez uma fala representando toda comunidade da FALE. Segue o texto, na íntegra:

Diante das fragilidades em que se encontra nossa sociedade, diante das ameças de nos calar, vindas dos ecos da ditadura, de fantasmas que nos assombram com a precariedade do ensino público, do anúncio diário de novas cisões e desmontes na educação e nos desgovernos, de tentativas de nos silenciarem social, cultural e politicamente, oprimindo nossos corpos, diversidades e modos de existir, não há mais tempo de invisibilizarmos nossos discursos. É preciso nos conscientizarmos do uso que fazemos das palavras e do significado delas, que semeamos no mundo. Como os Kaiowás nos ensinam: as palavras tecem caminhos.

Em um país marcado pela divisão, em tempos tão devastadores que enfrentamos recentemente na UFGD, quando microfones eram silenciados em reuniões como esta do COUNI, nos alegramos imensamente em poder nos manifestar por meio de poesia, cantos e artes para que não mais sejamos divididos ou silenciados. Não é mais aceitável, em tempos como agora, seguirmos sendo FACA e CALE: FACALE.

Como ato simbólico, quase ritual, viemos aqui - após discutir amplamente com a comunidade acadêmica da FACALE - solicitar aos prezados e prezadas conselheiras, que considerem nosso pedido para mudança de nossa sigla. É tempo de nos reaproximarmos, de nos reunirmos, de nos reconectarmos e garantirmos o poder de transformação que as palavras têm, garantirmos o direito a elas, e às nossas liberdades de nos expressar: o direito de sermos FALE – Faculdade de Comunicação, Artes e Letras”.

Alguns representantes discentes também fizeram falas de apoio à mudança para a sigla FALE, celebrando o momento com a declamação de poemas e música. O evento que marca a aprovação da sigla FALE/UFGD pode ser apreciado, na íntegra, no canal da universidade no Youtube, no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=U_8owiB22N0.

Jornalismo ACS/UFGD