acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
17
2018

Estudantes da UFGD com dificuldade em alguma disciplina específica podem contar com monitores

  Atualizada: 17/04/2018
Não são poucos os estudantes que desistem de cursos de graduação por não conseguir aprender um conteúdo específico. Especialmente as aulas que envolvem cálculo e raciocínio lógico costumam ter a fama de “difícil”.

Para evitar que os estudantes reprovem ou venham a desistir do curso devido às dificuldades no aprendizado, a Coordenadoria de Graduação (COGRAD/PROGRAD) realiza o Programa Monitoria.

Funciona assim: a PROGRAD lança um edital para selecionar professores/as que tenham interesse em orientar um bolsista. Por sua vez, os/as professores aprovados/as selecionam um estudante para ser monitor/a e receber a bolsa. Monitores/as assumem o compromisso de oferecer, conforme plano de atividades do professor orientador, aulas de reforço, ajuda na resolução de lista de exercícios, coordenação de estudos em grupo e esclarecimento de dúvidas em atividades de classe para os colegas que tem mais dificuldade.

Se você é estudante e precisa de ajuda em alguma disciplina, dê uma olhada na página da Monitoria https://portal.ufgd.edu.br/coordenadoria/cograd/monitoria. Lá está disponível uma lista de todas disciplinas que oferecem aulas de monitoria, seja de forma voluntária ou como bolsista. Para saber qual horário e local em que o/a monitor está disponível, basta entrar em contato com o/a docente orientador/a.

Veja abaixo apenas três exemplos de monitoria disponíveis, e como funcionam:

Monitoria em Escrita

“Escrita e Ensino” é uma disciplina do curso de Letras. Conforme a professora Milenne Biasotto, a didática desenvolvida nessa aula é bastante específica e requer o conhecimento teórico de noções discursivas na construção do texto.

No entanto, nada impede que alunos de outros cursos, interessados em melhorar sua escrita, procurem a monitoria. “A monitora está apta a explicar o que constitui a escrita de um texto de qualidade. Ela poderá auxiliar os estudantes na compreensão de aspectos linguísticos problemáticos dentro de seus textos”, explica a professora.

A monitora Camila Machado Chaves ficará disponível às segundas-feiras (sala 05) e quintas-feiras (sala 06), das 17h às 19h, nas dependências da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE).

Monitorias em Física

Neste semestre, a professora Ziani de Souza Schiaber dá aulas de Física 2 nos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Aquicultura. Nessas disciplinas a professora Ziani passa listas com aproximadamente 100 exercícios, e é resolvendo essas questões que os estudantes estudam para cada uma das provas aplicadas ao longo do semestre.

“O monitor fica disponível para tirar dúvidas da lista de questões. Então ele divide as 12 horas semanais que ele trabalha como bolsista, sendo 6 horas para resolver as questões e outras seis para ajudar os demais estudantes. O monitor ainda pode ajudar na confecção do trabalho semestral que faz parte da avaliação dos estudantes desse disciplina”, explica a professora Ziani.

Para a professora Ziani se um aluno não entende a explicação que ela dá em sala de aula, é muito importante que ele possa contar com outro estudante que possa dialogar de igual para igual, e talvez explicar o mesmo conteúdo com uma linguagem mais acessível.

“Além de ajudar os estudantes com dificuldade, o programa de bolsa de monitoria tem outro aspecto positivo. Por exemplo, temos um excelente aluno que se destaca nas disciplinas com excelentes notas todo semestre. Com seu alto desempenho, ele é selecionado para ser bolsista. Assim, ele é reconhecido por ser tão aplicado, e a ajuda de custo evita que ele precise trabalhar em outro emprego, o que garante que ele continue se dedicando ao curso”, avalia a professora.

Monitorias de Cálculo Integral

A partir dos dados de reprovações nos cursos de graduação, é possível verificar que muitos estudantes chegam à universidade sem domínio completo dos conteúdos de Matemática trabalhados ainda na Educação Básica e no Ensino Médio. Isso gera um alto índice de reprovação nas disciplinas que envolvem cálculo, no Ensino Superior.

De acordo com a professora Adriana de Fátima Vilela Biscaro, a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I possui um dos índices mais altos de reprovações, comparando com as demais disciplinas de cálculos. Devido às reprovações, as turmas tornam-se muito numerosas. “Atualmente as turmas de Cálculo têm em média de 70 a 80 alunos. Desta forma fica difícil dar suporte a todos os alunos. Uma das alternativas que vem dando resultados quanto às aprovações nas disciplinas de cálculo é justamente o apoio dos monitores”, pondera a professora Adriana.

A lista completa de disciplinas que oferecem monitoria está disponível diretamente no link:
http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/COGRAD/IS%20n%C2%BA%2027-%202018%20-%20Designa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Monitores%20bolsistas%20e%20voluntarios%202018-1