Março
2024

Estudante da UFGD vence o Prêmio Marta Guarani e defende mais políticas públicas

Atualizada: 13/03/2024
Aline de Souza da Silva é Guarani-Kaiowá, tem 25 anos e cursa a Licenciatura em Educação do Campo

Ganhadora do Prêmio Marta Guarani, Aline falou de gratidão e aprendizado

Escolhida entre 11 indicadas para receber o Prêmio Mulher Cidadã – Marta Guarani em sua 17ª edição, a universitária indígena Aline de Souza da Silva elencou algumas conquistas das mulheres, da luta das indígenas e defendeu mais políticas públicas nas aldeias do Estado. “É importante estarmos ocupando espaços, podendo dialogar, apresentar nossas demandas (...) As políticas públicas quase não chegam até nós e quando chegam é muito pouco”, cobrou ela, que é moradora da Reserva Indígena de Dourados.

Acadêmica do curso Licenciatura em Educação do Campo da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Aline de Souza é da etnia Guarani-Kaiowá e foi indicada ao Prêmio pela sua atuação em defesa das causas indígenas e pela luta em favor de avanços nas políticas voltadas às mulheres.

Se disse honrada em receber o Prêmio que homenageia “uma parente guarani, símbolo da luta e da resistência de nosso povo”, e defendeu a continuidade da luta daqueles que antecederam, por vida digna e garantia de direitos.

Aline de Souza, cujo nome indígena é Che Hara’pe ka’aguy ygua kunatai yvotyju (moça das flores amarelas), é indígena do povo Guarani-Kaiowá, tem 25 anos e reside na Reserva Indígena de Dourados. Artista plástica e ativista, artesã e defensora das causas indígenas, ela compõe a comissão de diversidade sexual e de gênero da 4ª subseção da OAB de Mato Grosso do Sul.

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio “Mulher Cidadã – Marta Guarani” foi instituído pela Câmara de Dourados para agraciar mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher, questões do gênero e atuação de destaque no município.

Saiba mais em: https://www.camaradourados.ms.gov.br/noticia/dia-da-mulher-vencedora-do-premio-marta-guarani-celebra-avancos-e-defende-mais-politicas-publicas

Texto e fotos: Assessoria da Câmara de Vereadores de Dourados

Aline de Souza recebeu o Prêmio da Mesa Diretora e prefeito Alan Guedes