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Março
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Estudante da UFGD cria podcast com dicas sobre Educação Financeira
Atualizada: 29/03/2021
Você sabe analisar todas as variáveis envolvidas quando o assunto é compra? O que te faz pagar contas pelo aplicativo do celular ou ficar horas passeando em um shopping? Existem estudos que consideram os aspectos sociais, culturais, pessoais e psicológicos que influenciam os hábitos de consumo, e é com foco nesse último que o estudante de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jonatan Franco, está fazendo uma série de podcasts de educação financeira, chamado Sua mente, seu consumo.
O programa foi criado por Jonatan em parceria com Mariela da Cruz Santos, estudante de Psicologia da Unime, como uma das ações do projeto de extensão "Educação Financeira adaptada a períodos de crise ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico". Ao todo, são 3 programas que têm, em média, 15 minutos de duração e todas as referências acadêmicas das informações utilizadas podem ser conferidas na descrição de cada episódio. O objetivo é estimular o público a entender os fatores envolvidos nos processos de compra para que possa desenvolver hábitos saudáveis de consumo.
O primeiro episódio aborda a questão do pagamento online, ferramenta útil que além de agilizar as transações, auxilia no distanciamento social exigido pela pandemia. Essa facilidade de pagamento, no entanto, exige uma série de cuidados, que são apresentados no podcast, para que o consumidor não gaste em excesso. Já no segundo, o tema abordado são os impactos do comportamento de compras online, e o ouvinte é convidado a refletir sobre variáveis sociais, culturais e pessoais que envolvem essa compra. Por fim, no último episódio, o público é apresentado ao conceito de grau de tédio das formas de pagamentos, à dissonância cognitiva no comportamento de compra e ao Efeito Gruen, que explica porque o consumidor fica horas “preso” em um shopping, por exemplo.
Confira o podcast Sua mente, seu consumo pelo Spotify: https://open.spotify.com/show/6UsaDcWtKmBuCyYJeOg06X. Ou, ainda, pelo canal “Noções de finanças pessoais”, do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4GkwLW77Kaq1_xqYQpNPjg/featured.
SAIBA MAIS
O projeto "Educação Financeira adaptada a períodos de crise ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico" envolve a parceria entre quatro universidades de quatro cursos de graduação: Ciências Contábeis, Psicologia, História e Letras. Todos os estudantes são estimulados a alunos aproveitar os conhecimentos em suas áreas para comunicar sobre educação financeira.
O resultado desse trabalho pode ser conferido pela página “Educação Finaneira”, no Facebook: https://www.facebook.com/pg/Educa%C3%A7%C3%A3o-Financeira-113724690447076/posts/?ref=page_internal. Nesse canal são divulgados posts semanais com dicas e conteúdos diversos: técnicas de educação financeira, gastos emergenciais, orçamento doméstico, planejamento financeiro, compras pagamento à vista ou parceladas, dentre outros.
Segundo a professora Elise Soerger Zaro, uma das coordenadoras do projeto, esse trabalho não beneficia apenas a comunidade, mas é um complemento curricular para os estudantes das quatro graduações envolvidas. “Queremos envolve-los para fortalecer sua comunicação e criticidade, com fontes confiáveis de busca, complementando a formação, principalmente nesse momento de isolamento social”, afirma.
Fazem parte do projeto: professores Elise Soerger Zaro (Contábeis/UFGD) e Claudio Soerger Zaro (Contábeis/UEMS); acadêmicos Adryelle Cristina Cardoso da Silva (Contábeis/UFGD), Jonatan dos Santos Franco (Psicologia/UFGD), Guilherme Silvesso Silva e Geseli Daiane Zigovski (ambos de Contábeis da UEMS), Mariela da Cruz Santos (Psicologia/Unime), Angelina dos Santos Franco (História/UFGD), Joyce Maria Correia (Letras – Português e Inglês da Universidade Cruzeiro do Sul).
Jornalismo ACS/UFGD
O programa foi criado por Jonatan em parceria com Mariela da Cruz Santos, estudante de Psicologia da Unime, como uma das ações do projeto de extensão "Educação Financeira adaptada a períodos de crise ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico". Ao todo, são 3 programas que têm, em média, 15 minutos de duração e todas as referências acadêmicas das informações utilizadas podem ser conferidas na descrição de cada episódio. O objetivo é estimular o público a entender os fatores envolvidos nos processos de compra para que possa desenvolver hábitos saudáveis de consumo.
O primeiro episódio aborda a questão do pagamento online, ferramenta útil que além de agilizar as transações, auxilia no distanciamento social exigido pela pandemia. Essa facilidade de pagamento, no entanto, exige uma série de cuidados, que são apresentados no podcast, para que o consumidor não gaste em excesso. Já no segundo, o tema abordado são os impactos do comportamento de compras online, e o ouvinte é convidado a refletir sobre variáveis sociais, culturais e pessoais que envolvem essa compra. Por fim, no último episódio, o público é apresentado ao conceito de grau de tédio das formas de pagamentos, à dissonância cognitiva no comportamento de compra e ao Efeito Gruen, que explica porque o consumidor fica horas “preso” em um shopping, por exemplo.
Confira o podcast Sua mente, seu consumo pelo Spotify: https://open.spotify.com/show/6UsaDcWtKmBuCyYJeOg06X. Ou, ainda, pelo canal “Noções de finanças pessoais”, do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4GkwLW77Kaq1_xqYQpNPjg/featured.
SAIBA MAIS
O projeto "Educação Financeira adaptada a períodos de crise ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico" envolve a parceria entre quatro universidades de quatro cursos de graduação: Ciências Contábeis, Psicologia, História e Letras. Todos os estudantes são estimulados a alunos aproveitar os conhecimentos em suas áreas para comunicar sobre educação financeira.
O resultado desse trabalho pode ser conferido pela página “Educação Finaneira”, no Facebook: https://www.facebook.com/pg/Educa%C3%A7%C3%A3o-Financeira-113724690447076/posts/?ref=page_internal. Nesse canal são divulgados posts semanais com dicas e conteúdos diversos: técnicas de educação financeira, gastos emergenciais, orçamento doméstico, planejamento financeiro, compras pagamento à vista ou parceladas, dentre outros.
Segundo a professora Elise Soerger Zaro, uma das coordenadoras do projeto, esse trabalho não beneficia apenas a comunidade, mas é um complemento curricular para os estudantes das quatro graduações envolvidas. “Queremos envolve-los para fortalecer sua comunicação e criticidade, com fontes confiáveis de busca, complementando a formação, principalmente nesse momento de isolamento social”, afirma.
Fazem parte do projeto: professores Elise Soerger Zaro (Contábeis/UFGD) e Claudio Soerger Zaro (Contábeis/UEMS); acadêmicos Adryelle Cristina Cardoso da Silva (Contábeis/UFGD), Jonatan dos Santos Franco (Psicologia/UFGD), Guilherme Silvesso Silva e Geseli Daiane Zigovski (ambos de Contábeis da UEMS), Mariela da Cruz Santos (Psicologia/Unime), Angelina dos Santos Franco (História/UFGD), Joyce Maria Correia (Letras – Português e Inglês da Universidade Cruzeiro do Sul).
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