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Engenharia de Aquicultura aposta em aulas práticas para formar profissionais experientes
Atualizada: 10/11/2017
Conciliar conhecimento teórico com atividades práticas é a estratégia que a professora Daniele Menezes Albuquerque optou para tornar as aulas mais interessantes, no curso de Engenharia de Aquicultura da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
Com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/UFGD), Daniele implementou o projeto de ensino chamado “Piscicultura da Teoria à Pratica: cultivar é fácil”. Por meio do projeto de ensino, a turma de estudantes se reveza entre atividades teóricas em sala de aula, práticas no laboratório experimental de psicultura (que fica no campus da UFGD), e em propriedades rurais onde há criação de peixes.
O conteúdo de sala de aula é revisado na prática do cultivo de peixes, com ênfase na tilapicultura. No laboratório da UFGD, os acadêmicos estão realizando cultivos experimentais montando sistemas de recirculação. “É importante para o estudante sair da sala de aula e conhecer a rotina de quem cria o peixe. A experiência prática enriquece o conhecimento teórico”, avalia a professora Daniele.
Participam do projeto estudantes do 5º e 6º semestre, que já estão na reta final do curso. Para a docente, essa experiência prática é muito significativa na formação dos estudantes e tende a abrir portas no mercado de trabalho. “Muitas vezes, nós da universidade nos dedicamos tanto à pesquisa e a teoria que não conseguimos ver os desafios do dia a dia do produtor. Assim, ‘botando a mão na massa’, temos certeza que nossos estudantes estão bastante conectados com as necessidades do setor produtivo e saem para o mercado de trabalho como profissionais seguros e experientes“, afirma a professora.
Com apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD/UFGD), Daniele implementou o projeto de ensino chamado “Piscicultura da Teoria à Pratica: cultivar é fácil”. Por meio do projeto de ensino, a turma de estudantes se reveza entre atividades teóricas em sala de aula, práticas no laboratório experimental de psicultura (que fica no campus da UFGD), e em propriedades rurais onde há criação de peixes.
O conteúdo de sala de aula é revisado na prática do cultivo de peixes, com ênfase na tilapicultura. No laboratório da UFGD, os acadêmicos estão realizando cultivos experimentais montando sistemas de recirculação. “É importante para o estudante sair da sala de aula e conhecer a rotina de quem cria o peixe. A experiência prática enriquece o conhecimento teórico”, avalia a professora Daniele.
Participam do projeto estudantes do 5º e 6º semestre, que já estão na reta final do curso. Para a docente, essa experiência prática é muito significativa na formação dos estudantes e tende a abrir portas no mercado de trabalho. “Muitas vezes, nós da universidade nos dedicamos tanto à pesquisa e a teoria que não conseguimos ver os desafios do dia a dia do produtor. Assim, ‘botando a mão na massa’, temos certeza que nossos estudantes estão bastante conectados com as necessidades do setor produtivo e saem para o mercado de trabalho como profissionais seguros e experientes“, afirma a professora.