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Maio
30
2022

Em lançamento pela Editora UFGD, professor aborda em livro a corporeidade na Educação Física

  Atualizada: 30/05/2022
A obra é resultado de pesquisa realizada em pós-doutorado cursado pelo docente

Livro
Capa do livro "Educação Física Brasileira: a corporeidade em questão"


Como proposta de reflexão sobre a corporeidade e sua aplicação prática na Educação Física escolar, a Editora Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) lançou recentemente a obra “Educação Física Brasileira: a corporeidade em questão”, de autoria do docente Manuel Pacheco Neto, professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Educação (FAED/UFGD).
 
O livro, que ainda se encontra na versão digital, é resultado de pesquisa de pós-doutorado realizado pelo autor. Com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o trabalho busca discutir o fenômeno da corporeidade enquanto potencial colaborador para a superação de antigas práticas do trabalho docente na Educação Física contemporânea.
 
Corporeidade diz respeito à percepção do corpo e dos movimentos feitos por ele de forma a interagir, compreender e se expressar. Seu estudo na Educação Física, conforme o docente, “demarca, em termos claros, possibilidades de mudanças significativas na prática docente por intermédio de alicerces teóricos sólidos e, por conseguinte, de modificações concretas nas práticas pedagógicas”.
 
Na obra recém-lançada, Pacheco usa como alicerce a produção acadêmica dos mais abalizados pesquisadores que se dedicaram ao tema. Ela é dividida em três capítulos que, segundo o professor, “convergem, de maneira crescente, rumo às especificidades que compõem o universo reflexivo atinente aos pressupostos e aos fundamentos da corporeidade, proporcionando, assim, uma sustentação segura para se pensar uma Educação Física irrestrita e liberta de condicionamentos que atrapalham o alcance de um viés educacional capaz de contemplar, de forma inarredável, a plenitude humana”.
 
Tais reflexões acerca da corporeidade vêm caracterizando a Educação Física brasileira nas últimas décadas, portanto, “possibilitando transformações efetivas nos processos didática-pedagógicos e, consequentemente, mudando a dinâmica das aulas, o que significa, em síntese, uma nova pedagogia para a Educação Física escolar, configurada numa nova postura atitudinal e procedimental por parte do professor, assim concebendo e concretizando um trabalho educacional que torna as quadras escolares e as salas de aula locais privilegiados que, de fato, acolhem o aluno como ser humano, refutando, por conseguinte, intervenções pseudoeducativas, que concebem estudantes como máquinas, entendendo-os estritamente em seus domínios biomecânicos”, como afirma o autor.
 
O livro pode ser acessado na versão em PDF, gratuitamente, no Portal de Livros Abertos da Editora UFGD por meio do link:
https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/279
 
SOBRE O AUTOR
 
Manuel Pacheco Neto possui graduação em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – 1989, especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário da Grande Dourados – 1997, mestrado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – 2002, doutorado em Educação pela UNIMEP – 2007 e pós-doutorado em Educação (com pesquisa desenvolvida na área de Educação Física Escolar) pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) – 2016. É professor efetivo da UFGD desde 2008, atuando nos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Educação.
 
Jornalismo ACS/UFGD



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