acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
19
2017

​Educação a Distância da UFGD forma mais de 130 acadêmicos em nove cidades de MS

  Atualizada: 19/04/2017
A Faculdade de Educação a Distância da Universidade Federal da Grande Dourados (EaD/UFGD) está realizando a formatura dos acadêmicos dos polos de  Camapuã, Costa Rica e São Gabriel do Oeste nesta semana, de 18 a 20 de abril. No entanto, desde o começo do mês já foram promovidas as solenidades em Bela Vista, Porto Murtinho, Miranda, Rio Brilhante, Bataguassu e Água Clara.
 
São 131 novos profissionais prontos para entrar no mercado de trabalho nas áreas de Licenciatura em Computação e Pedagogia, sendo, no total, 67 formandos em Computação e 64 em Pedagogia.
 
De acordo com a diretora da Faculdade, Elizabeth Matos Rocha, a metodologia de ensino a distância é de extrema importância para a democratização do ensino. “Percebemos, nitidamente, que diversas das pessoas que estão colando grau não teriam a menor chance de concluir o Ensino Superior se a EaD não tivesse essa característica da interiorização do ensino e flexibilidade de tempo e espaço, especialmente pelo fato de essas pessoas trabalharem em fazendas nas mais variadas regiões de Mato Grosso do Sul”, relata a diretora.
 
Ainda segundo Elizabeth, os formandos encontrarão diferentes espaços no mercado de trabalho, como em escolas públicas ou empresas, atendendo às necessidades da sociedade na área de computação, tecnologias digitais e pedagogia desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
 
Cursos
A Faculdade de Educação a Distância possibilita que a UFGD oferte cursos com metodologia de ensino diferenciada, capaz de se adequar aos mais diversos cenários de formação e perfis da sociedade, como, por exemplo, indígenas, presidiários, ou o público que trabalha em trânsito.
 
Atualmente, a EaD oferece o curso de Bacharelado em Administração Pública e as Licenciaturas em Pedagogia, Computação, Física e Letras-Libras. Além dos cursos de pós-graduação em Gestão Pública Municipal, Gestão Pública, Gestão em Saúde, Matemática e Ensino de Sociologia no Ensino Médio.
 
Para ingressar em um dos cursos distribuídos nos 10 polos, os interessados passam por um processo seletivo diferente do Vestibular da UFGD. Para acompanhar mais detalhes, acesse o Portal UFGD ou a página da EaD.
 
Além da especificidade da formação acadêmica, a EaD  é utilizada na UFGD como importante apoio logístico e administrativo, oferecendo diversos sistemas de gerenciamento e, recentemente, colaborando nas consultas online para conselho universitário, direções de faculdades, coordenações de cursos, etc.
 
Tecnologia
Em busca de investir e avançar ainda mais no campo tecnológico, a Faculdade de Educação a Distância realiza, no dia 30 de junho, importante discussão durante a primeira Semana Acadêmica Integrada da EaD. Com a presença de educadores e prefeitos de cidades do MS, acontecerá, às 14h, no auditório central da Unidade 2, uma mesa para discutir a viabilização de financiamentos e propostas de cursos tecnológicos a distância, em atendimento às necessidades das cidades polos.
 
A programação de todo o evento será divulgada, em breve, no Portal UFGD e na página da Faculdade.
 
Polo indígena
A UFGD foi a primeira universidade do país a implantar um polo de educação superior a distância em uma aldeia.
 
Localizado na aldeia Porto Lindo, em Japorã (MS), o polo atende 75 alunos, dos quais 40 são indígenas da etnia guarani. Uma das especificidades desta Licenciatura é uma grade curricular com ênfase na educação indígena, mas os graduados no curso poderão atuar em quaisquer escolas, indígenas ou não.



    Fotos