acessibilidade

Início do conteúdo da página
Novembro
25
2021

“Desdobrando impressos: mulheres, educação e história” é o livro vencedor da categoria Ciências Sociais do 7º Prêmio ABEU

  Atualizada: 25/11/2021
Outra obra da UFGD reconhecida pelo prêmio foi “Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações”, de Jones Dari Goettert (FCH) e Renato Suttana (FACALE), que recebeu menção honrosa na categoria Ciências Humanas

ufgd
Divulgação EDUFGD
 

O livro “Desdobrando impressos: mulheres, educação e história”, organizado pelas professoras Adriana Aparecida Pinto (FCH/UFGD), Paula Faustino Sampaio (UFMT) e Ana Gonçalves Sousa, que atualmente faz especialização em Coordenação Pedagógica na UEMS, conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais do 7º Prêmio ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias). Os vencedores foram conhecidos na última terça-feira (23/11), na cerimônia virtual de entrega do Prêmio, pelo canal da ABEU no YouTube

 

 

“Desdobrando impressos” foi publicado por meio do Edital 01/2018/EDUFGD, que contemplou obras acadêmicas produzidas por pesquisadores da UFGD. Também publicada pela Editora UFGD, “Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações”, dos professores Jones Dari Goettert (FCH) e Renato Suttana (FACALE), recebeu menção honrosa na categoria Ciências Humanas do prêmio. A lista completa dos vencedores está disponível em: https://www.premioabeu.com.br/.

 

O prêmio concedido pela ABEU foi criado em 2015 e, desde então, tem incentivado a qualificação das publicações de editoras universitárias e a produção técnico-científica, dando visibilidade aos trabalhos de excelência das edições universitárias.

 

 

CONHEÇA OS LIVROS


Desdobrando impressos: mulheres, educação e história (Adriana Aparecida Pinto, Paula Faustino Sampaio, Ana Gonçalves Sousa – Org.)

ufgd
Site da ABEU
 

SINOPSE: Os trabalhos reunidos nesta obra versam sobre impressos, educação, representações de mulheres e história, e desenvolvem caminhos da pesquisa interdisciplinar ao refletir acerca das possibilidades de análise de diferentes fontes e diversas tipologias dos impressos. Os(as) pesquisadores(as), sediados em diversas regiões do país, analisam os impressos, ora como fonte ora como objeto, em perspectivas distintas. Assim, registram a importância dos impressos e a sua pertinência aos estudos históricos, seja para compreender períodos recuados ou recentes. É por esse caminho que pretendemos conduzir os(as) leitores(as) ao conhecimento das filigranas dos processos de escrita da história, por meio do diálogo diverso e plural com documentos de natureza periódica ou serial, desdobrando-os em história da educação, das mulheres e dos impressos e suas interligações.

Download gratuito no portal da EDUFGD em: https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/334.
 

 

Manoel de Barros: infâncias, invenções, experimentações (Jones Dari Goettert FCH. Renato Suttana – Org. FACALE) 

ufgd

Site da EDUFGD
 

SINOPSE: A obra reúne onze ensaios em diálogo com a poesia de Manoel de Barros. Críticos literários, filósofos, educadores e geógrafos se dividem em três momentos para fazer transbordar da obra do poeta análises que, mesmo acadêmicas, não deixam de apresentar narrativas marcadas por sensibilidades e novas “invenções” críticas. Na primeira parte da obra, “Infâncias”, três textos retomam a infância poética de Manoel de Barros para desvelar não uma, mas múltiplas infâncias da linguagem, da palavra e de uma “educação des-civilizadora” porque atravessada por “insignificâncias” e “miudezas” (como sempre asseverou Manoel de Barros em sua poesia). Na segunda parte, “Invenções”, quatro ensaios discutem encontros que permitem a expansão de olhares sobre a poética “barroseana”: entre Geografia e Poesia, entre Manoel de Barros e Walter Benjamin, entre o poeta e um mundo inventado e entre as “miudezas” que fervilham na obra de Manoel. E na terceira parte, “Experimentações”, são dispostas quatro possibilidades de reinventar a poesia por meio de afetos e desejos em suas experiências com o imaginário, com o espaço, com migrantes, com pedras e andarilhos.

Download gratuito no portal da EDUFGD em: https://omp.ufgd.edu.br/omp/index.php/livrosabertos/catalog/book/335 

 

Jornalismo ACS/UFGD com informações da ABEU

 



    Fotos