2021

Debate atual do PDI 2022-2026 busca definir forças, oportunidades, fraquezas e ameaças à UFGD

Atualizada: 25/06/2021
Em consulta aberta, a comunidade acadêmica pode participar da discussão votando nos apontamentos que mais consideram relevantes

Seguindo o cronograma da fase de debates, o grupo condutor do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) para o período de 2022 a 2026 vem colocando à disposição da comunidade acadêmica diversas consultas abertas sobre diferentes temáticas, a fim de que todas as esferas da Instituição contribuam para a construção do documento.

Atualmente, está vigente uma consulta aberta sobre a relevância da lista SWOT para o PDI 2022-2026. A matriz SWOT é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando quatro fatores. São eles, em inglês: strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

Ao longo do mês de maio, 254 representantes da comunidade acadêmica participaram de discussões em seis grupos de trabalho e discutiram pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para a UFGD no momento atual e nos próximos anos. Desse debate resultou uma lista com uma centena de indicações referentes aos quatro fatores da matriz SWOT.

Diante disso, foi elaborada a consulta aberta em questão, pela qual os participantes podem votar nos apontamentos que consideram mais relevantes. Ao final do procedimento, será possível quantificar a relevância dos pontos fortes, dos pontos fracos, das oportunidades e das ameaças apontadas pelos delegados e, assim, estabelecer prioridades para as ações institucionais do período de 2022 a 2026.

Dessa forma, quem responder a consulta deve ter em mente que está escolhendo aquilo que a UFGD vai tratar de forma prioritária nos próximos cinco anos. Os pontos indicados como mais relevantes serão considerados na construção dos objetivos estratégicos da Universidade.

METODOLOGIA

Responsável por elaborar as consultas, a Comissão Executora do PDI 2022-2026 da UFGD optou, para esta atividade, pela ferramenta LimeSurvey, que possibilita ao respondente salvar o que já respondeu, caso necessite dar uma pausa e continuar em outro momento, já que se trata de uma consulta mais longa.

Alguns servidores já estão recebendo o convite automático enviado via e-mail institucional pela ferramenta, com link individual para o questionário. Vale ressaltar que é um acesso confiável e seguro e a participação da comunidade acadêmica é essencial.

A consulta, que fica aberta até 1º de julho, já consta da lista de consultas públicas realizadas para o PDI 2022-2026 da UFGD e pode ser conferida em  https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/consulta-publica.

RESULTADOS JÁ OBTIDOS

Até o momento, três consultas abertas já foram realizadas pela Comissão Executora. No questionário sobre a relevância dos Problemas e Potencialidades do PDI atual (2013-2021), o resultado indicou que a potencialidade que deveria ser prioridade da instituição é a garantia de bolsas acadêmicas. Já entre os problemas, o mais apontado é a demora na instalação e na manutenção de bens, estruturas, prédios e equipamentos. Para conferir os resultados na íntegra:

A consulta sobre os valores da Universidade teve como mais votados "democracia, educação, qualidade, ética, transparência, tecnologia e sustentabilidade”. Esse resultado pode ser conferido em:

Na consulta sobre missão e visão da UFGD, foi indicado que a missão deveria ser mantida como foi determinada no PDI 2013-2021. Já a visão, sofreu alterações, passando a: "Ser uma instituição reconhecida pelo público acadêmico, nacional e internacionalmente, pela excelência na produção do conhecimento, promovendo o desenvolvimento sustentável para a comunidade regional". Resultado da consulta: https://drive.google.com/file/d/16ovrLvcNL8SsVKmyBcybakfjsdpttMIZ/view.

Tanto a consulta sobre valores, quanto o questionário sobre missão e visão tiveram seus resultados já validados pelo Conselho Universitário (COUNI), em sua última reunião (24/06/2021).

O QUE É PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é o principal documento que norteia a tomada de decisão dos gestores da UFGD. O PDI registra quais são a missão e a visão da Instituição, as diretrizes pedagógicas, as estruturas organizacionais e físicas da Universidade, qual o perfil desejado de seus professores, quais serão as políticas de atendimento aos estudantes, entre outras características fundamentais que a Instituição tem ou deseja alcançar.

Mais do que isso, o PDI é um dos documentos exigidos para credenciamento e recredenciamento de universidades no Sistema Federal de Ensino Superior. Nesse sentido, universidades que não dispõem de PDI estão sujeitas a sanções como, por exemplo, restrição de repasses de recursos orçamentários, o que compromete todo o desenvolvimento de suas atividades.

Quem quiser acompanhar e ler todos os documentos relacionados ao PDI, pode acessar a página https://portal.ufgd.edu.br/secao/pdi-2022-2026/index.

Jornalismo ACS/UFGD

Integrantes da comunidade acadêmica que receberem o e-mail automático do sistema de consulta podem participar, escolhendo os fatores que consideram mais relevantes