03
2019
Curso de Química desenvolve projeto ‘Laboratórios Abertos’ para estudantes do ensino médio
Professores do curso de Química da UFGD estão desenvolvendo um projeto com estudantes do ensino médio para a realização de atividades experimentais de Química nos laboratórios da universidade. A proposta, denominada ‘Laboratórios Abertos’, visa melhorar a formação dos alunos levando também o conhecimento do curso para essa comunidade.
O projeto é de iniciativa dos professores Elaine Ramos e Tiago Colman e conta com a participação efetiva de outros 23 professores da área de Química, vinculados à Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologias (FACET). “A maior parte dos estudantes do ensino médio concluem seus estudos sem nunca ter entrado em um laboratório, tornando assim as ciências, em nosso caso a Química, muitas vezes, distante dos mesmos. Com o desenvolvimento desse projeto, busca-se abrir as portas dos laboratórios didáticos de graduação da UFGD, dos cursos de Química, visando complementar sua formação regular, bem como apresentando a Química como uma alternativa para sua formação superior”, disse Elaine Ramos.
O projeto tem duração inicial de 6 meses (maio a novembro de 2019) e as visitações ocorrem quinzenalmente, onde são atendidas turmas no período matutino e noturno. As primeiras visitas ocorreram no dia 28 de maio, com as escolas estaduais Maria da Glória Muzzi Ferreira e Presidente Tancredo Neves, totalizando 50 estudantes do terceiro ano. Para o primeiro semestre, estão agendadas atividades para os dias 18 e 25 de junho, com as escolas: Tancredo Neves, Vilmar Vieira de Matos e Dom Aquino Correa (Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano).
A oficina trabalhada nessa visitação foi ministrada pelos professores Adriana Marques, Elaine Ramos, Elisangela Miranda e Tiago Colman, com o tema " A química das reações", onde os estudantes puderam identificar visualmente a ocorrência das reações químicas. É importante ressaltar que as oficinas não são demonstrativas, já que os alunos participam dos experimentos seguindo um roteiro experimental.
Segundo os coordenadores, o projeto é aberto para todas as escolas interessadas, independente de serem públicas ou privadas. “Porém, foram realizados contatos iniciais com escolas públicas em virtude da maioria dessas escolas não possuir laboratórios de química/ciências em suas dependências. Nossa meta é atingir cerca de 500 alunos até o final deste ano”, disse a professora.
Na oportunidade, os estudantes conhecem as formas de ingresso na UFGD e recebem informações do curso de Química, a perspectiva de carreiras e o mercado de trabalho. Na sequência, os alunos conhecem os conceitos teóricos envolvidos nas atividades e realizam experimentos. Conforme os docentes, são realizadas oficinas temáticas experimentais nos laboratórios de graduação de Química, com temas pré-definidos.
Durante a visita, os estudantes participam das oficinas: A química das cores; A química da beleza; A química dos combustíveis; A química dos alimentos; Indicadores de pH; A química do Tratamento de Água; A química forense. No decorrer do projeto, poderá haver adaptação criação ou retirada de alguns temas das oficinas conforme disponibilidade de materiais.
Quem tiver o interesse em participar deve entrar em contato com a professora Elaine Ramos pelo e-mail: elaineramos@ufgd.edu.br
O agendamento deve ser feito pelo professor da turma ou pela escola interessada. Neste ano, as oficinas estão ministradas preferencialmente para turmas de 3º ano do Ensino Médio.
A divulgação do projeto a comunidade externa também está sendo através das redes sociais facebook (https://www.facebook.com/Vemparaquimica/ ) e Instagram @vemparaquimica
Jornalismo ACS/UFGD