acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
17
2022

Curso de Direito da UFGD recebe a 7ª edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda

  Atualizada: 17/03/2022
O prêmio teve como título “A Luta da Advocacia Brasileira pela Proteção da Educação Jurídica” e seis cursos de universidades públicas foram contemplados em MS

ufgd
Entrega do Selo ao coordenador do curso em cerimônia dia 16 de março, em Brasília
 

 

 

Dos 1.896 cursos de Direito existentes no Brasil, o da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) está entre os 192 cursos que foram contemplados com a sétima edição do Selo de Qualidade OAB Recomenda. 

 

A cerimônia de entrega foi realizada ontem (16/03), em Brasília, oportunidade em que o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, reforçou o prêmio como um instrumento que contribui para garantir a qualidade do ensino jurídico. “É uma importante tarefa cumprir o papel de guiar o controle de qualidade das instituições que formam os profissionais jurídicos. A 7ª edição do Selo de Qualidade OAB, composta por uma comissão mais do que qualificada, dirige os trabalhos em busca de critérios objetivos e precisos. Dessa forma, protegemos a própria sociedade e o cidadão contra abusos e injustiças que lhes venham a prejudicar”, afirmou o presidente da OAB.

 

A metodologia utilizada para classificação usa o resultado dos estudantes concluintes do curso de direito no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), refletido no conceito Enade dos cursos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e os resultados de participação e aprovação no Exame da Ordem.

 

Sobre essa edição do Selo que teve como título “A Luta da Advocacia Brasileira pela Proteção da Educação Jurídica”, o coordenador do curso de Direito da UFGD, Tiago Botelho, que participou da cerimônia de entrega, afirmou que o prêmio é uma prova de que o curso de Direito da UFGD vem construindo um legado nessa linha e de que há um comprometimento por parte dos alunos, dos professores e dos técnicos com a gama de conteúdos que posteriormente resultarão nos índices do Enade e do Exame da Ordem. 

 

“Nós entendemos, enquanto comunidade acadêmica, que o curso precisa preparar os alunos e alunas para a vida profissional, com uma visão crítica, uma visão humana e uma visão de defesa da democracia. Com o título dessa edição, temos a certeza que o curso vem garantindo ensino de qualidade, e mais, vem construindo um legado, um histórico de defesa da formação jurídica no Brasil. (...) Não basta ter o diploma de bacharel em Direito, é preciso que tenha um diploma comprometido com a defesa da Constituição, com a defesa dos Direitos Humanos e, acima de tudo, que tenhamos profissionais técnicos na área jurídica, profissionais com formação para resolver a seara jurídica e os conflitos sociais que envolvem o Direito”, disse Tiago Botelho.

 

Em Mato Grosso do Sul, além da UFGD, outros cinco cursos foram contemplados: de Campo Grande e de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e; das cidades de Dourados, Naviraí e Paranaíba da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

 

Outras informações sobre o Selo de Qualidade OAB Recomenda podem ser encontradas no site da OAB: https://www.oab.org.br/noticia/59473/instituicoes-de-ensino-superior-ganham-selo-de-qualidade-oab-recomenda.


Já informações sobre o curso de Direito da UFGD podem ser acessadas em: https://portal.ufgd.edu.br/cursos/direito/index .
 

ufgd
A cerimônia de entrega foi realizada ontem, em Brasília

ufgd

Dos 1.896 cursos de Direito existentes no Brasil, o da UFGD está entre os 192 cursos que foram contemplados

ufgd

Entrega do Selo ao coordenador do curso em cerimônia dia 16 de março, em Brasília
 

 




    Fotos