acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
04
2022

Convênio com a Energisa possibilitará economia de 20% no consumo de energia da UFGD

  Atualizada: 04/05/2022
Universidade foi selecionada em Programa de Eficiência Energética da empresa e terá lâmpadas e luminárias substituídas por itens mais modernos e econômicos

Convênio Energisa

Assinatura de convênio com a empresa Energisa

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), por meio de projeto da empresa Energisa Mato Grosso do Sul, terá economia de pelo menos 20% em consumo de energia elétrica já a partir deste ano. Durante reunião realizada nesta terça-feira (03/05) em Campo Grande, o vice-reitor da instituição, Arquimedes Gasparotto Junior, assinou instrumento de convênio que garante a participação da universidade no Programa Eficiência Energética (PEE), da concessionária.
 
A seleção da UFGD se deu pela Chamada Pública de Projetos 001/2021 da Energisa, na qual a universidade se inscreveu, apresentando, entre outros documentos, o relatório de Diagnóstico Energético – realizado por empresa especializada, cujos serviços foram disponibilizados pela concessionária – que aponta dados como as características do sistema de iluminação pública da instituição e seu perfil de consumo. O resultado da chamada foi divulgado em abril de 2022.
 
Diante disso, o PEE visa implementar ações de eficiência energética no sistema de iluminação pública da Unidade 2 da UFGD, por meio da substituição de luminárias e lâmpadas convencionais por luminárias e lâmpadas com tecnologia LED.
 
A execução do projeto está prevista para o período entre abril e dezembro deste ano e será financiada integralmente pela Energisa Mato Grosso do Sul – investimento no valor de R$ 350 mil. Após o término das instalações, terá início a etapa de monitoramento do consumo de energia elétrica no local, para verificação da economia média efetivamente obtida como resultado da implementação da iniciativa.
 
“É um projeto importante para a UFGD, sobretudo em um momento de recursos escassos. Além da redução substancial no consumo de energia (aproximadamente 20%), o projeto propiciará uma melhora significativa na iluminação da Unidade 2”, pontua o vice-reitor.
 
O gestor antecipa que a entrega da obra será feita na presença de equipe da Energisa Mato Grosso do Sul que, na ocasião, ofertará capacitação a toda a comunidade acadêmica sobre eficiência energética.
 
Participaram da reunião em Campo Grande o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes Monteiro, e o diretor Técnico e Comercial, Paulo Roberto dos Santos.
 
Jornalismo ACS/UFGD
 

Convênio Energisa
Assinatura de convênio com a empresa Energisa
 

Convênio Energisa
Assinatura de convênio com a empresa Energisa
 

Convênio Energisa
Assinatura de convênio com a empresa Energisa
 




    Fotos