acessibilidade

Início do conteúdo da página
Dezembro
13
2022

Assessoria de Comunicação Social lança nova marca e Manual de Identidade Visual da UFGD

  Atualizada: 13/12/2022
Além de inaugurar o novo logotipo, o Manual de Identidade Visual apresenta modelos para diversas aplicações, entre elas, em banner, vídeo, redes sociais, slides e assinatura de e-mail

 

ufgd

Nova marca da UFGD

 

 

Na manhã desta segunda-feira (12), a Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas realizou o lançamento da nova marca e do Manual de Identidade Visual da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O evento recebeu a comunidade acadêmica presencialmente no Cineauditório da Unidade 1 e também teve transmissão simultânea no canal da universidade na plataforma YouTube.

 

De acordo com o memorial descritivo que faz parte do Manual, o símbolo gráfico contempla os sentidos de conforto, de acolhimento, de continuidade e de sonho. O conforto está na modernização dos elementos gráficos que faziam parte das primeiras versões de logotipos da UFGD. O sentido de acolhimento está nas linhas arredondadas e leves. A continuidade está no uso das linhas longas que remetem à ação da comunidade acadêmica no tempo presente, construindo as bases para o tempo futuro e, por fim, o sentido de sonho se dá nas linhas fluidas que remetem ao traçado das etapas a serem vencidas. 

 

O padrão cromático representa a vegetação na cidade de Dourados, com tons especialmente tocados pela presença do sol forte. Foi aplicada a variação de dois tons de verde, um verde mais “queimado” pelo sol e outro mais claro, que se complementam. Assim, as cores também dão a sensação de continuidade, base do conceito formal da marca.

 

Quanto à tipografia, a fonte que compõe o logotipo da UFGD é a Montserrat. Ela foi escolhida por ter sido desenhada por uma designer argentina, Julieta Ulanovsky, que inspirou-se nos cartazes de rua da cidade de Buenos Aires. Dessa forma, buscou-se valorizar a cultura latino-americana, além de popularizar e fortalecer as origens históricas da região.

 

 

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL
 

Além de inaugurar a nova marca, o Manual de Identidade Visual normatiza e orienta o uso dos elementos que compõem a identidade visual da UFGD, de modo a evitar distorções de cor, forma e legibilidade. O documento apresenta as informações técnicas necessárias para a correta utilização da marca e modelos para aplicações em papel timbrado, cartão de visita, envelope, banner, convite, vídeo, redes sociais, slides e assinatura de e-mail.

 

Para fazer o download do Manual, dos logotipos, dos modelos de papelaria e da fonte tipográfica (Montserrat) basta acessar a página da Assessoria de Comunicação Social e clicar em “Identidade Visual”: https://portal.ufgd.edu.br/setor/assessoria-comunicacao/index. Em breve, todas as unidades acadêmicas e administrativas estarão contempladas com suas logos padronizadas à nova marca e os setores que necessitarem com maior celeridade, podem solicitar enviando e-mail para comunicacao@ufgd.edu.br.
 

ELABORAÇÃO 
 

Essa nova marca foi construída a partir de estudos e pesquisas realizadas junto ao público da instituição, respeitando o histórico das marcas utilizadas ao longo dos 17 anos de UFGD. Uma das pesquisas reuniu todos os logotipos que circularam de 2005 a 2022 e foi aplicada nos meses de junho e julho, recebendo a participação de 219 pessoas, através de questionário eletrônico. A divulgação da pesquisa foi feita nas redes sociais e por meio de cartazes em prédios e blocos. 

 

A comissão responsável por elaborar o Manual de Identidade Visual foi instituída em 18 de abril de 2022 e é formada por profissionais da Publicidade e do Jornalismo que atuam na Assessoria de Comunicação Social e Relações Públicas da UFGD.

Jornalismo ACS/UFGD


 

ufgd

Evento de apresentação do Manual de Identidade Visual, na segunda-feira
 

ufgd

Evento de apresentação do Manual de Identidade Visual, na segunda-feira
 

ufgd

Evento de apresentação do Manual de Identidade Visual, na segunda-feira
 

ufgd

Evento de apresentação do Manual de Identidade Visual, na segunda-feira
 

 




    Fotos