acessibilidade

Início do conteúdo da página
Março
18
2022

Acadêmicos da UFGD são premiados no 1º Concurso de Artigos Científicos do TJMS

  Atualizada: 18/03/2022

concurso, concurso1

Adriana Yuri Kaneko, Allana Isabela Souza e Roberto Chaparro Lopes, todos estudantes da UFGD, conquistaram as 3 primeiras colocações

No último dia 11 de março, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, localizado em Campo Grande, premiou os vencedores do 1o Concurso de Artigos Científicos, promovido pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar. As três primeiras colocações foram conquistadas por estudantes de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

O concurso consistia em selecionar artigos científicos que contemplassem a temática da cultura de discriminação e violência contra a mulher, em uma abordagem que contextualizasse a Lei nº 11.340/2006 (também conhecida como Lei Maria da Penha) e em atenção à Política Judiciária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (Res. 254/2019, CNJ).

Participaram do concurso acadêmicos de graduação em Direito, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social de universidades públicas e particulares do estado de MS. Todos os artigos classificados com média igual ou superior a 7,0 foram publicados na Revista Trimestral de Jurisprudência do TJ e os classificados entre os três primeiros lugares foram premiados com uma coleção específica de livros que versam sobre a temática da violência contra a mulher.

Os vencedores da premiação foram:

1º lugar: Roberto Chaparro Lopes, com o artigo intitulado “Violência contra as mulheres indígenas em Mato Grosso do Sul: Possibilidades e limites sobre a aplicação da Lei Maria da Penha”, fruto de Iniciação Científica de projeto institucional orientado pelo professor Marcos Mondardo, do curso de Geografia da UFGD;

2º lugar: Allana Isabela Souza e Júlia Carmo de Paula, com o artigo intitulado “Violência contra as mulheres na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia durante a pandemia da COVID-19: Não adianta você ligar na delegacia, está na época de pandemia e eu não vou ser preso”, trabalho desenvolvido pelo grupo PET Psicologia, sob orientação da professora Pamela Staliano, do curso de Psicologia da UFGD;

3º lugar: Adriana Yuri Kaneko, com o artigo intitulado “Proteção e combate à violência contra a mulher: diferenças legislativas entre Brasil e Paraguai”, originado de Iniciação Científica de projeto institucional e também orientado pela professora Pamela Staliano.

As alunas Ana Maria Santos Rosa, Lara Siqueira Abatti e Luma Ortega Costa, também da Psicologia, participaram do concurso e tiveram seus artigos publicados na referida Revista.

Na abertura das solenidades, a juíza coordenadora estadual da Mulher, Helena Alice Machado Coelho, agradeceu tanto a participação dos acadêmicos com suas produções científicas sobre a temática da violência de gênero quanto à imprensa na divulgação de matérias sobre o combate e a prevenção da violência familiar e a violência de gênero, enaltecendo a importância da imprensa sul-mato-grossense e também das universidades fortalecendo a atuação da Coordenadoria. Na ocasião, também houve premiação do 3º Prêmio de Jornalismo do TJMS.

Os artigos podem ser acessados na íntegra no link: https://www5.tjms.jus.br/webfiles/SPGE/revista/20220221135022.pdf.

Jornalismo ACS/UFGD com informações do TJMS
 

concurso3

Da esq. para dir.: Melyna Machado Mescouto Fialho, juíza da Comarca de Jardim; Adriana Yuri Kaneko, 3ª colocada; Helena Alice Machado Coelho, juíza coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher; Roberto Chaparro Lopes, 1º classificado; Allana Isabela Souza, 2ª classificada; Pamela Staliano e Marcos Mondardo, professores da UFGD

 




    Fotos