27
2025
Abertura do XVI SEREX ressalta a importância da Extensão Universitária na atuação direta com a sociedade
Na noite da última terça-feira (26), foi realizada a solenidade de abertura do XVI Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX), no Auditório Central da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Com o tema “Caminhos para a Inovação e a Sustentabilidade”, o evento reúne mais de 1,7 mil docentes, técnicos administrativos, estudantes e gestores de instituições de ensino superior, e prossegue até 29 de agosto.
As atividades acontecem na Cidade Universitária, sede das instituições organizadoras desta edição: a UFGD e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
A pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD, Lívia Gussoni Basile, coordenadora do evento, destacou que o tema escolhido reflete os desafios do tempo presente e o papel transformador da extensão universitária. “O tema ‘Caminhos para a Inovação e a Sustentabilidade’ expressa nosso compromisso em apontar soluções transformadoras para a sociedade. É uma honra receber todos que fazem da extensão um espaço vivo, de diálogo, troca de saberes e construção coletiva do conhecimento. A participação de cada um reforça a potência coletiva da extensão no Centro-Oeste e em todo o país.”
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UEMS, Érika Kaneta Ferri, lembrou o início da parceria com a UFGD para realização conjunta do evento e ressaltou a importância da curricularização da extensão, mencionando a criação da Divisão de Curricularização na UEMS. “A extensão é esse espaço de encontro, de troca e de diálogo. Espero que esses dias de SEREX sejam muito produtivos, para refletirmos e fortalecermos ainda mais a nossa atuação.”
O reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, agradeceu aos participantes e destacou experiências exitosas de extensão e pesquisa voltadas à sustentabilidade, reforçando o impacto direto nas comunidades.“É fundamental estarmos juntos para criar as condições de levar nossos alunos e servidores à prática da extensão. Mas também é essencial construir o retorno e os reencontros dentro da universidade, em um movimento contínuo de troca.”
O pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e coordenador do Fórum de Pró-reitores de Extensão da Região Centro-Oeste, Everton Ricardo do Nascimento, chamou atenção para a importância da extensão em todas as etapas da formação acadêmica e também destacou a ampliação da perspectiva sobre a extensão. “Deixamos de ser apenas o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Hoje falamos em grandes dimensões formativas. Esse evento mostra a magnitude da Extensão enquanto dimensão formativa e reforça a relação dialógica entre universidade e sociedade.”
Já o pró-reitor de Extensão do IFMS, Anderson Martins Correa, destacou que a visibilidade da extensão passa pela definição de indicadores que possam subsidiar avanços no financiamento das ações. “Vivemos um momento em que a sociedade exige devolutiva das instituições públicas. A extensão é o elo que mostra onde os recursos estão sendo aplicados, devolvendo à comunidade soluções concretas. Mas é preciso pensar também no financiamento, porque essas ações não acontecem sem recursos.”
O coordenador-geral de Fomento a Ações Estratégicas da CAPES, Julio César Piffero de Siqueira, ressaltou a relevância da extensão aliada à pesquisa e elogiou a participação da UFGD em editais da instituição. “Eventos como este nos fazem sentir privilegiados por atuar na área de ciência e tecnologia. A UFGD tem apresentado propostas de grande qualidade nos editais da CAPES, conquistando resultados em disputas rigorosas. Parabenizo a universidade pelo excelente trabalho que vem realizando.”
A mesa de abertura também contou com a presença da vice-reitora da UFGD, Cláudia Gonçalves de Lima, pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFGD, Seila Rojas de Souza, e pelo pró-reitor de Ensino de Graduação da UFGD, Etienne Biasotto.
MESA REDONDA SOBRE EXTENSÃO E SUSTENTABILIDADE
A programação da noite de abertura do XVI SEREX também contou com a conferência “Extensão e Sustentabilidade”, ministrada pelo professor Emiliano Lobo de Godoi, da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), e pelo professor Wilson João Zonin, coordenador do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). A mediação foi feita pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFGD, Lívia Gussoni Basile.
Em sua fala, Emiliano Godoi apresentou ações do programa UFG Sustentável e fez um panorama sobre os desafios ambientais, destacando os eventos climáticos extremos e o papel das universidades nesse contexto. “As universidades são protagonistas na temática da sustentabilidade, pesquisa e inovação, porque são responsáveis pela formação dos futuros profissionais. É preciso que sejam profissionais conscientes. Além disso, as políticas públicas devem ser elaboradas com base em pesquisa e ciência, para que possamos ter políticas de biodiversidade, conservação da água e um código florestal realmente eficaz.”
O professor Wilson João Zonin relembrou marcos históricos da sustentabilidade no Brasil e destacou personalidades mundiais que relacionaram questões sociais e ambientais. Ele também ressaltou a importância da extensão como prática transformadora, citando sua contribuição no capítulo “A Agenda da Sustentabilidade e o Protagonismo Territorial do PPGDRS”, publicado no livro “50 anos de Estocolmo-72, 30 anos do Rio-92, 10 anos da PPGDRS – Uma Análise sobre o III Seminário Internacional de Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável”, do qual é organizador. Durante a palestra, Zonin presenteou o reitor da UFGD, Jones Dari Goettert, com um exemplar da obra.
PROGRAMAÇÃO
A programação do Seminário da Região Centro-Oeste prossegue até 28/08 com atividades na Cidade Universitária e será encerrado em 29/08, com o show de Péricles, em comemoração aos 20 anos da UFGD, no Parque do Lago. Confira:
27 de agosto
8h - Mesa redonda: A extensão na pós-graduação com o PROEXT-PG
10h30 - Apresentação cultural
13h30 - Palestra: Cultura e extensão universitária: perspectivas e experiências interinstitucionais
14h30 - Mesa redonda: Inteligência Artificial
16h - Apresentação de pôsteres (Auditório Unidade 2 da UFGD e Auditório Central UEMS)
28 de agosto
8h - Mesa redonda: relatos de experiências extensionistas
10h30 - Apresentação de pôsteres (Auditório Unidade 2 da UFGD e Auditório Central UEMS)
14h - Apresentação de pôsteres (Auditório Unidade 2 da UFGD e Auditório Central UEMS)
15h30 - Apresentação cultural
16h - Palestra de encerramento: a inovação na extensão
29 de agosto
20h - Encerramento - Show em comemoração ao aniversário de 20 anos da UFGD com o cantor Péricles (Parque Antenor Martins-Parque do Lago)
A programação na íntegra está disponível em: https://www.even3.com.br/xvi-serex/.
Outras informações poderão ser obtidas via e-mail serex@ufgd.edu.br e coex@ufgd.edu.br (Coordenação de Extensão da UFGD), pelo fone (67) 3410-2868 e Instagram @ufgd.proec
Jornalismo ACS/UFGD