acessibilidade

Início do conteúdo da página

Projetos Desenvolvidos

Participação no projeto "Consolidação da e-infraestrutura de dados abertos sobre a diversidade das abelhas nativas do Brasil" coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Almeida - USP- Ribeirão Preto
Descrição: Neste projeto, propomos o uso de meios reconhecidamente funcionais de expandir e atualizar grandes bancos de dados que darão acesso público e aberto a informações científicas básicas sobre a taxonomia e a distribuição geográfica das abelhas nativas do Brasil.  O projeto prevê o aumento na quantidade e qualidade dos dados disponíveis online e o desenvolvimento de sistemas abertos e em formato útil e utilizável. As ações têm como premissa o trabalho cooperativo e em rede, que hoje já é oferecido por 12 coleções científicas de abelhas do país de oito estados da União e será expandido de modo a incluir quatro novas instituições aos bancos de dados e ainda aumentar o número de registros das instituições previamente participantes. Em termos da abrangência geográfica institucional, a rede passará a contar com 16 coleções nacionais de 12 estados da União, com coleções de cada região do país. O principal resultado do componente taxonômico do projeto será a atualização do Catálogo de Abelhas Moure. Destaca-se ainda o desenvolvimento de um sistema para identificar lacunas de dados taxonômicos e geográficos das abelhas nativas do Brasil. Trata-se de uma ferramenta importante no estabelecimento de prioridades na digitação de dados, na integração de novos acervos à rede e na realização de novas coletas.
Início: 2018  Em andamento.

Projeto: Estruturação e divulgação da coleção científica de Hymenoptera do MuBio-UFGD
Descrição: Este projeto propõe melhorar a infraestrutura da coleção científica de Hymenoptera do MuBio da UFGD, bem como transformar esta coleção, já iniciada em 2005, em uma coleção referência para o estado de Mato Grosso do Sul, com exemplares representativos dos bioma Cerrado, Pantanal, Chaco e Mata Atlântica. O Projeto visa tombar os exemplares da coleção e disponibilizar as informações em um banco de dados on-line, com informações geográficas de ocorrência das espécies e macrofotografias dos indivíduos. Esta coleção servirá de base de estudos futuros para alunos de graduação e pós-graduação e ampliará o holl de Instituições parceiras do Programa de Pós-graduação em Entomologia e Conservação da Biodiversidade da UFGD.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa. Início: 2017
Integrantes: Rogério Silvestre (Responsável); Rogério Rosa da Silva; Willian Fernando Antonialli Junior; Paulo Robson de Souza; Bhrenno Maykon Trad; Jacques Hubert Charles Delabie; Rodrigo dos Santos Machado Feitosa; Tiago Henrique Auko; Vinícius Marques Lopez; Rafael Dettogni Guariento; Izabelli Louise Troiani de  Jesus; Larissa Teixeira da Silva; Ana Paula Fonseca; Gustavo Machado dos Santos; Enedino Delfino.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS-FUNDECT/MS.

Projeto: Ecologia Funcional e Biogeografia de Hymenoptera na América do Sul
Descrição: Este é um projeto “guarda-chuva” que está sendo desenvolvido por um núcleo de pesquisadores com interesse em comum no estudo do táxon Hymenoptera, com foco na taxonomia, diversidade funcional, filogenética, etologia e na biogeografia de himenópteros na Sub-região Chaquenha. Nove áreas de interesse biogeográfico foram selecionadas nas Províncias Chaco(3), Cerrado(3) e Atlântica(3) para coleta da fauna de Hymenoptera. Para os estudos de diversidade, as coletas serão padronizadas nas localidades escolhidas, com o emprego das seguintes armadilhas: Malaise, Möericke, Pit-fall e Winkler, e também coletas qualitativas com rede entomológica e coleta manual. Os seguintes grupos de interesse serão estudados na forma de subprojetos, sendo eles: Apoidea: Sphecidae e Crabronidae; Vespoidea: Formicidae, Mutillidae, Pompilidae, Rhopalosomatidae, Scoliidae, Tiphiidae, e Vespidae.
Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa. Início: 2015.
Integrantes: Rogério Silvestre (Responsável); Rogério Rosa da Silva; Jacque Hubert Charles Delabie; Tiago Henrique Auko; Brhenno Maycon Trad; Paulo Robson de Souza; Sergio Ricardo Andena; Rodrigo dos Santos Machado Feitosa; Gilberto Marcos de Mendonça Santos; Rhainer Guilhermo Nascimento Ferreira; Vinícius Marques Lopez; Eduardo Fernando dos Santos; Fernando Augusto Schmidt; Fabrício Begiatto Baccaro; Orlando Tobias Ferreira; James M. Carpenter; Wojciech Pulawski; Brian Lee Fisher,; Gustavo Machado dos Santos; Enedino Delfino.


TESES


Aluno: BHRENNO MAYKON TRAD
Curso: PPGECB  Defesa: 18/06/2019 SOBRE A FILOGENIA E O ACASALAMENTO DAS VESPAS CINTURA-DE-FIO (HYMENOPTERA: SPHECIDAE: AMMOPHILINAE) E A COLEÇÃO DE ESFECIFORMES DO MUBIO/UFGD.
Banca: EDUARDO ANDRADE BOTELHO DE ALMEIDA, SANDOR CHRISTIANO BUYS, BOLÍVAR RAFAEL GARCETE-BARRET, FABRICIO FAGUNDES PEREIRA, ROGERIO SILVESTRE (orientador.


Aluno: FELIPE VARUSSA DE OLIVEIRA LIMA
Curso: PPGECB  Defesa: 28/08/2015 STATUS DE CONSERVAÇÃO DA POLINIZADORA MUTUALISTA Euglossa annectans Dressler (HYMENOPTERA, APIDAE, EUGLOSSINA) E A ORQUÍDEA ENDÊMICA Houlletia brocklehurstiana Lindl. (ORCHIDACEAE, EPIDENDROIDEAE, STANHOPEINAE) NA MATA ATLÂNTICA: ABELHA DA ORQUÍDEA OU ORQUÍDEA DA ABELHA?
Banca: ROSILDA MARA MUSSURY FRANCO SILVA, RICARDO KAWADA, ANTHONY RAW, KELLI DOS SANTOS RAMOS, ROGERIO SILVESTRE (orientador).


Aluno: TIAGO HENRIQUE AUKO
Curso: PPGECB Defesa: 29/08/2015DIVERSIDADE LOCAL E REGIONAL DE VESPAS (HYMENOPTERA: VESPOIDEA) NO MATO GROSSO DO SUL: COM NOTAS SOBRE A BIOLOGIA DE ESPÉCIES SOLITÁRIAS
Banca: LAURA JANE GISLOTI, RICARDO KAWADA, ANTHONY RAW, EDUARDO FERNANDO DOS SANTOS, ROGERIO SILVESTRE (orientador.

Aluno: MANOEL FERNANDO DEMÉTRIO
Curso: PPGECB  Defesa: 10/03/2014PADRÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE FORMICIDAE NA REGIÃO NEOTROPICAL
Banca: YZEL RONDON SUAREZ, FABIO DE OLIVEIRA ROQUE, GILBERTO MARCOS DE MENDONÇA SANTOS, RODRIGO DOS SANTOS MACHADO FEITOSA, ROGERIO SILVESTRE (orientador).


DISSERTAÇÕES


Aluno: PAULO SAUDA NETO
Curso: PPGECB  Defesa: 28/04/2016 VARIAÇÃO MORFOLÓGICA NAS ASAS DE Eulaema nigrita, 1841 LEPELETIER (HYMENOPTERA: EUGLOSSINI) EM TRÊS AMBIENTES NO SUDOESTE DE MATO GROSSO DO SUL: IMPLICAÇÕES NA BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
Banca: YZEL RONDON SUAREZ, SAMUEL VIEIRA BOFF, ROGERIO SILVESTRE (Orientador).


Aluno: GABRIEL SANTOS SILVA
Curso: PPGECB   Defesa: 31/03/2015PERFIL DA MIRMECOFAUNA E ANÁLISE DA COMPETIÇÃO ENTRE ESPÉCIES DE FORMIGAS EPIGÉICAS EM UM FRAGMENTO DE VEGETAÇÃO DA CAATINGA
Banca: WILLIAM FERNANDO ANTONIALLI JUNIOR, PAULO ROBSON DE SOUZA, ROGERIO SILVESTRE (Orientador).


Aluna: DANIELE GUEDES RIBEIRO
Curso: PPGECB  Defesa: 04/04/2014EFEITOS DO GRADIENTE DE ALTITUDE, FITOFISIONOMIAS E A INFLUÊNCIA DAS VARIÁVEIS ABIÓTICAS NA COMUNIDADE DE VESPAS (Hymenoptera: Vespidae) NA MATA ATLÂNTICA
Banca: SÉRGIO RICARDO ANDENA, JOSUE RAIZER, ROGERIO SILVESTRE (Orientador).


Aluno: NELSON RODRIGUES DA SILVA
Curso: PPGECB   Defesa: 19/04/2013RELAÇÕES TRÓFICAS ENTRE ANFÍBIOS ANUROS E FORMIGAS NO CHACO BRASILEIRO
Banca: YZEL RONDON SUAREZ, FRANCO LEANDRO DE SOUZA, ROGERIO SILVESTRE (Orientador).


CONTATO

email de contato: rogeriosilvestre@ufgd.edu.br; hecolabufgd@gmail.com
Fone: (67)- 3410-2207
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!