Todos os cursos de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados realizam votação para indicar seus respectivos coordenadores (as).
Os coordenadores de curso são definidos por meio de Consulta Prévia à comunidade acadêmica e têm direito a voto estudantes regularmente matriculados e docentes em efetivo exercício, incluindo os cedidos à EBSERH. O peso dos votos é divido em 50% para acadêmicos e 50% para professores.
Em cada Faculdade será nomeada uma Comissão de Consulta Prévia (CCP), formada por dois docentes e um estudante, escolhidos pelo Conselho Diretor da Faculdade.
A CCP é quem coordena o processo de eleição dos coordenadores. É essa comissão que vai divulgar o calendário da eleição; receber documentos e protocolar inscrição dos candidatos; divulgar quem são os candidatos, seus currículos e planos de trabalhos; organizar os debates; organizar a votação; publicar a lista dos eleitores; contar os votos e divulgar o resultado, entre outras obrigações.
As datas correspondentes e as respectivas atividades do processo eleitoral serão estabelecidas pelo Conselho de cada Unidade Acadêmica.
Concluída a apuração de votos, a CCP tem 24 horas para encaminhar os resultados finais ao Conselho Diretor da Faculdade, que se reunirá no máximo em 48 horas, para apreciação e homologação dos resultados. Também é o Conselho Diretor que faz o encaminhamento solicitando a nomeação dos coordenadores de curso ao Reitor da UFGD.