acessibilidade

Início do conteúdo da página

Liga Acadêmica de Nutrição (LAN)
A LAN é uma projeto de extensão destinado a discentes do Curso de Nutrição da UFGD, devidamente matriculados, e orientada/coordenada por docentes do curso de Nutrição. Está sob a coordenação da Profa Dra Rita de Cassia Bertolo Martins e tem por objetivos:
- desenvolver atividades que articulem ensino, pesquisa e extensão;
- proporcionar aos discentes, conhecimento teórico-prático na área da Nutrição, por meio de seminários, palestras, reuniões técnicas e afins;
- produção científica, a partir das ações desenvolvidas junto a comunidade;
- proporcionar aos discentes atividades práticas que poderão ser desenvolvidas com instituições parceiras da LAN, instituições/organizações sem fins lucrativos e demais instituições, visando a promoção da alimentação equilibrada e saudável.
As atividades da LAN são divididas em: didáticas; atividades de campo; iniciação científica; estudo de casos e artigos científicos.
As atividades da LAN baseiam-se na avaliação do estado nutricional da população douradense fornecendo orientação sobre alimentação saudável, de acordo com as características do público-alvo, bem como no desenvolvimento de campanhas e eventos de promoção à saúde, de acordo com as datas comemorativas da saúde e de alimentação e nutrição. A LAN também participa de eventos de ação social promovidos pelo Programa UFGD + Saúde.
As atividades auxiliam na identificação do perfil nutricional e de saúde da população da cidade de Dourados. Possibilitam, aos acadêmicos, o aperfeiçoamento técnico e o planejamento de intervenção nutricional; e à população, a promoção de sua saúde.
Liga Acadêmica de Nutrição
 
Liga Acadêmica de Nutrição em Oncologia (LINUTRIONCO)
A LINUTRIONCO é um projeto de extensão idealizado é coordenado pela Profa Dra Maria Claudia Bernardes Spexoto, que teve origem no ano de 2018. A proposta é destinada aos alunos matriculados. A LINUTRIONCO tem por objetivo principal contribuir para o manejo de sintomas de impacto nutricional de pacientes com câncer durante o tratamento clínico (quimioterapia e/ou radioterapia). São também objetivos da LINUTRIONCO:
- Promover educação alimentar e nutricional para pacientes com câncer em tratamento.
- Realizar avaliação antropométrica dos participantes.
- Capacitar pacientes com câncer em tratamento bem como os seus cuidadores para a prática de alimentação adequada, saudável e sustentável.
- Possibilitar um campo de prática em nutrição clínica para acadêmicos do curso de nutrição da UFGD.
- Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação da UFGD, além de contribuir para a formação de cidadãos (humanizados) capazes de transformar a sociedade.
- Promover a articulação entre ensino, extensão e pesquisa.
- Promover ações para prevenção primária do câncer (público geral).   
Púbico-alvo (específicos): Cuidadores de pacientes com câncer em tratamento clínico (quimioterapia e/ou radioterapia), adultos e idosos portadores de diferentes tipos de neoplasias em tratamento clínico, que estejam residentes no município de Dourados que, por livre demanda, aderirem aos encontros promovidos pela LINUTRIONCO.  
xx

c

 

Liga Acadêmica da Tireóide (LAT) 
A LAT desenvolve atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa sobre a glândula tireoide. O projeto está sob coordenação da Profa Dra Silvia Cristina Figueira Olinto e Profa Dra Kely De Picoli Souza.
As atividades desenvolvidas possuem como objetivos:
- Propagar conhecimentos a comunidade rural e urbana (escolas e população em geral) acerca do funcionamento da glândula tireoide enfatizando as patologias, sintomas, tratamentos e a importância da realização do teste do pezinho;
- Identificar a prevalência de doenças na tireoide nas Comunidades Rurais;
- Estudar a correlação de alguns fatores de risco (alimentos, consumo do sal e da água) na prevalência das doenças da tireoide;
- Estudar a relação do uso de agrotóxicos com doenças da glândula.

 
 
 


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2327
nutricao@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página