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Egressos


Perfil desejado do egresso

            O egresso do curso de História da UFGD, licenciado e/ou bacharel, deverá estar habilitado ao exercício da docência em História na Educação Básica (ensinos fundamental e médio), à produção e à difusão do conhecimento histórico, à realização de pesquisas e de projetos ligados ao patrimônio histórico. Será formado para realizar assessorias culturais e políticas, na constituição e gestão de bancos de dados, na organização de arquivos e em áreas que mapeiam, agregam, sistematizam e preservam materiais informativos, ao manejo das novas tecnologias e linguagens. Para desenvolver seus ofícios de maneira consciente e crítica, é imprescindível que o profissional de História tenha sólida formação interdisciplinar e humanista, postura ética coerente com os valores sociais, morais e culturais da sociedade em que vive e preparo científico, intelectual próprio da sua esfera de atuação. Nesse sentido, a expectativa é que o aluno formado em História pela UFGD saiba promover diálogos e estabeleça correlações entre ensino e pesquisa, teoria e prática, cultura histórica e campo do conhecimento histórico.
           
            O curso de História da UFGD visa às seguintes competências na formação do licenciado e/ou bacharel dessa área:
 
- Exercer as funções de professor-pesquisador de História com compromisso social, valorizando o exercício da cidadania como um direito e um dever de todos;
- Desenvolver atividades de docência e de pesquisa nos âmbitos de produção e difusão do conhecimento histórico em instituições de ensino, museus, em órgãos de preservação de documentos e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão do patrimônio cultural;
- Abordar as múltiplas dimensões das experiências dos sujeitos históricos e as diferentes relações de tempo e espaço;
- Desempenhar suas funções com ética em vista da justiça social;
- Lidar com o exercício das diferenças culturais e étnicas;
- Compreender as instituições escolares e de preservação de documentos e de gestão do patrimônio cultural enquanto fenômenos históricos;
- Dominar os conceitos da área e se manter atualizado face os debates teóricos;
- Compreender os diferentes movimentos de ruptura e permanência do processo histórico;
- Dialogar com outras áreas do conhecimento, visando à interdisciplinaridade e ao tratamento de temas transversais;
- Compreender o processo histórico de construção do conhecimento de diferentes formações sociais, reconhecendo a especificidade do campo historiográfico;
- Propor alternativas democráticas para as circunstâncias do exercício profissional.
- Reconhecer e utilizar lugares de memória, como arquivos, museus enquanto espaços de ensino e pesquisa de História;
- Desenvolver habilidades para elaboração de projetos de pesquisa, organização de acervos e de eventos culturais.


CONTATO

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