acessibilidade

Início do conteúdo da página
Última Atualização: 05/03/2024

1. Laboratório de Máquinas e Acionamentos Elétricos (LAMAE)

O Laboratório de máquinas e acionamentos elétricos (LAMAE) atende às disciplinas de Máquinas Elétricas, Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica, Laboratório de Instalações Elétricas. Em Circuitos Elétricos são desenvolvidas práticas utilizando módulos Datapool de corrente contínua e alternada e instrumentos de medição como voltímetros, amperímetro e osciloscópio. No Laboratório de Instalações Elétricas são realizadas montagens elétricas residenciais e industriais de iluminação, de tomadas e para acionamento de motores.

LAMAE

LAMAE

LAMAE


2. Laboratório de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (LAVARA) 

Estudo Experimental de Mecânica dos Fluidos: Túnel de vento subsônico de circuito aberto, montado em bancada móvel, com baixo nível de turbulência, e estabilidade de fluxo. Operação otimizada para ensino de aerodinâmica com uso de acessórios como tubo pitot-estático transversal, modelos de aerofólios, balança aerodinâmica, gerador de fumaça, modelos de arrasto, modelos de aeronaves, medidores de pressão entre outros.

LAVARA


 

Ensaio Experimental – Bancada Didática de Refrigeração

O ensino de refrigeração é extremamente necessário para que todos os profissionais da área conheçam tecnicamente sobre os tipos de equipamentos, sistemas de refrigeração e climatização e o controle de temperatura em ambiente empresarial, industrial, comercial e residencial.

Na disciplina Refrigeração Industrial e Comercial, ofertada pela FAEN/UFGD para os cursos de Engenharia de Energia e Engenharia Mecânica, os alunos fazem suas aulas práticas em laboratório e utilizam o equipamento “Bancada Didática de Refrigeração”.

LARAVA

Com a Bancada Didática de Refrigeração é possível fazer ensaios utilizando o ciclo de compressão de vapor de forma que o aluno identifica os elementos do ciclo de refrigeração de vapor e no ensaio é possível medir algumas variáveis do ciclo tais como: Pressão de sucção do compressor, pressão de descarga do compressor, pressão de condensação, pressão de evaporação, grau de superaquecimento do fluido no evaporador e na descarga do compressor, grau de sub-resfriamento do fluido no condensador, velocidade e temperatura do ar nos trocadores de calor, etc. Com todos os dados coletados através destas medições, o aluno irá elaborar relatório onde será possível com seus conhecimentos adquiridos na disciplina calcular vários parâmetros do ciclo, tais como: Capacidade frigorífica, calor rejeitado, potência de compressão, vazão de fluido refrigerante, vazão de ar nos trocadores de calor, coeficiente de performance, rotação do compressor, eficiência do compressor, etc. Todos esses parâmetros podem ser calculados com o ciclo em sua operação normal e também com o ciclo invertido, transformando evaporador em condensador e condensador em evaporador.



3. Laboratório de Energia Aplicada (LENAP) 

Conjunto Termodinâmica destinado ao estudo experimental, realização de experimentos sobre: densidade, picnometria, termoscópio, calor, temperatura, equilíbrio térmico, equivalente em água de um calorímetro, calor específico, calor latente, meios de propagação do calor, mudança de estado, dilatação linear e volumétrica, transformações energéticas, curva de aquecimento, transformação isotérmica, lei de Boyle-Mariotte, absorção e emissão de radiação térmica, etc.

LENAP

Estudo da Energia Solar: Sistema composto por placas fotovoltaicas, sensores de tensão, corrente, temperatura, medidor de vazão e irradiação solar (Piranômetro), localizado ao lodo do prédio de laboratórios do curso de Engenharia de Energia.


LENAP

4. Laboratório Máquinas, Sistemas Térmicos e Combustão  (LABCOM)

O Laboratório Máquinas Sistemas Térmicos e Combustão – LABCOM possui uma área de 95,6 m² e é o laboratório onde são ministradas as aulas práticas de Máquinas e Equipamentos Térmicos, Projetos de Sistemas Térmicos de Potência, Projetos de Centrais Termelétricas e de Cogeração e também as práticas de Combustíveis e Combustão. Para a realização destes ensaios o LABCOM é equipado com: motor Ford Rocam Flex, Grupos Geradores a diesel e gasolina, analisador de gases de combustão, instrumentação específica para os ensaios. Conta ainda com vários motores em corte (quatro e dois tempos) que permitem observar o funcionamento mecânico interno aos mesmos. Ainda, é utilizado para práticas extra-aula e de extensão como o Aerodesign.

labcom

labcom

labcom

4. Laboratório de Instrumentação e Sistemas de Fluído - Mecânicos (LINSFLU)

O Laboratório de Instrumentação e Sistemas de Fluído - Mecânicos (LINSFLU) atende às disciplinas de Automação Eletrohidráulica/Eletropneumática e Supervisão de Sistemas Automatizados. Em Automação Eletrohidráulica/Eletropneumática são desenvolvidas práticas utilizando as bancadas FESTO na montagem de circuitos pneumáticos e eletropneumáticos conectados ao CLP. Para Supervisão de Sistemas Automatizados são desenvolvidos sistemas de supervisão e controle via software MyOpenLab nas aplicações industriais e sistemas energéticos.

linsflu


linsflu


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
(67) 3410-2160
faen.secgrad@ufgd.edu.br
 
Fim do conteúdo da página

  INFORMES

Nenhum informe no momento!

    AGENDA DE EVENTOS

Nenhum evento no momento!