Ator Chico Pelúcio participará de bate-papo online com o público, após a apresentação

Na próxima segunda-feira, 01 de dezembro, haverá a exibição do espetáculo gravado “Pequenos Milagres”, do renomado Grupo Galpão. A ação integra a programação do projeto de extensão Uma Janela para Cenas, coordenado pela professora Maria Regina Tocchetto. A sessão acontecerá das 16h às 18h30, no Cine Lab da FALE (UFGD – Unidade II).
Esta será a terceira sessão aberta à comunidade, dentro do projeto que propõe a apreciação de registros de teatro e dança, com mediação e conversa. Nesta edição, o convidado especial será o ator Chico Pelúcio, idealizador e diretor geral do Centro Cultural Galpão Cine Horto, em Belo Horizonte. Após a exibição, o artista participará de um bate-papo online com o público presente.
Lançado em 2007, Pequenos Milagres marcou as comemorações de 25 anos do Grupo Galpão. O espetáculo é composto por histórias — Cabeça de Cachorro, O Pracinha da FEB, O Vestido e Casal Náufrago —, todas selecionadas entre quase 600 relatos enviados para a campanha Conte Sua História, proposta pelo diretor Paulo de Moraes. A ideia era reunir narrativas reais do cotidiano que revelassem pequenos gestos surpreendentes — verdadeiros “milagres” do dia a dia.
Sobre o convidado: Chico Pelúcio
Chico Pelúcio é ator, diretor de teatro e presidente da Fundação Clóvis Salgado. Foi um dos criadores do Festival Cante Conte de Baependi, ativo desde 1980, e integrou grande parte das montagens do Grupo Galpão. Dirigiu espetáculos como Um Trem Chamado Desejo, além de trabalhos na ópera, como A Redenção pelo Sonho, de Tim Rescala, no Rio de Janeiro, e Pagliacci, da Cia La Mínima, em São Paulo — montagem que lhe rendeu o Prêmio Riso de Direção (RJ, 2018) e diversas indicações como melhor diretor.
Na televisão, atuou em séries da Rede Globo, e em 2023 interpretou o Padre Diógenes em Amor Perfeito. No cinema, participou de produções como Flores Raras e Joaquim, além de dirigir dois curtas e o longa documentário Primeiro Sinal, em parceria com Rodolfo Magalhães. É também coautor do livro Do Grupo Galpão ao Galpão Cine Horto: uma História de Gestão Cultural (2015).
O Grupo Galpão
Fundado em 1982, em Belo Horizonte/MG, o Grupo Galpão é uma das companhias teatrais mais importantes e atuantes do Brasil. Com origem no teatro popular e de rua, desenvolveu uma linguagem própria a partir da pesquisa de diversas linguagens cênicas, como circo, música, farsa e melodrama. A partir de parcerias com diferentes diretores, construiu um repertório que transita entre o popular e o erudito, o tradicional e o contemporâneo, o regional e o universal.
Com 27 espetáculos encenados, o grupo já se apresentou em todos os estados brasileiros e participou de importantes festivais nas Américas e na Europa, acumulando mais de 3.400 apresentações e um público superior a 2 milhões de espectadores.
A exibição conta com apoio da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FALE/UFGD), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC/UFGD), Coordenadoria de Cultura (COC/UFGD) e Núcleo de Artes Cênicas (NAC/UFGD).
Serviço
🗓️ Data: 01 de dezembro de 2025 (segunda-feira)
⏰ Horário: 16h – 18h30
📍 Local: Cine Lab FALE (UFGD – Unidade II)
🎭 Espetáculo:
Pequenos Milagres, do Grupo Galpão
✨ Convidado especial: Chico Pelúcio (bate-papo online após a exibição)
📌 Sessão gratuita e com certificação
