acessibilidade

Início do conteúdo da página

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2019


 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFGD estará realizando, de 06 a 30 de novembro, seu grande evento do ano:

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2019

Possibilidades Emancipatórias para além do Racismo Estrutural


O evento, realizado pelo NEAB em conjunto com diversos parceiros, apresenta à comunidade acadêmica, aos educadores/as e a sociedade em geral atividades que dialogam com o programa das Nações Unidas da Década Internacional de Afrodescendentes 2015-2024,  de modo a promover o respeito, o reconhecimento a  igualdade e a justiça social  cognitiva que contemple a diversidade étnica-racial, na perspectiva do direito a igualdade e a não discriminação; acesso à justiça; direito ao desenvolvimento socioeconômico e superação da pobreza; bem como a proteção contra a discriminação múltipla e agravada. 

Buscamos, com as atividades, promover a discussão e a difusão de conhecimentos acerca das questões que envolvem o racismo e as desigualdades por ele produzidas, e com isso ampliar o debate sobre a diversidade étnica, racial, nacionalidades e desigualdades entre mulheres e homens (para além da matriz hetero(cis)sexual).

Pretende-se construir, no ambiente acadêmico e para além dele, diálogos plurais ante os múltiplos marcadores sociais, políticos, culturais e econômicos, que operam ou não de modo interseccional, na construção hegemônica do conhecimento e do direito eurocentrado, e que fomentam a produção das violências, discriminações, exclusões de negros/a negras, mulheres, indígenas, LGBTQ+, imigrantes e populações empobrecidas. Também se objetiva visibilizar os modos como esses e outros grupos de pessoas oprimidas e subalternizadas constroem saberes e práticas sociais das muitas resistências, lutas e resiliências as essas múltiplas opressões pela via da educação, arte movimentos sociais, nas ONG’s, nos coletivos informais, nos centros de pesquisa, etc. O tema do Mês da Consciência Negra de 2019 é: Possibilidades Emancipatórias Para Além do Racismo Estrutural. 

O Cronograma completo do evento pode ser acessado através do link : https://docs.google.com/document/d/1Y3es3S5QoDVChp7fQNSkiaKssg7ci0nogChCKM8qWOo/edit?usp=sharing

Fiquem atentos a divulgação das atividades!

Participem! 

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
NEAB- Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFGD
Nome responsável:
Dra. Claudia Carvalho - Chefe do NEAB/UFGD
Email:
neab@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2751/2654