acessibilidade

Início do conteúdo da página

Covid-19: 5 dicas para sua empresa enfrentar a crise


5 dicas de gestão financeira para sua empresa enfrentar a crise do novo coronavírus

ufgd

 


 
A crise causada pela pandemia do novo coronavírus e as medidas de enfrentamento para combate-la, sobretudo a que trata do distanciamento social, tornaram-se um teste complicado para várias atividades empresariais nas diversas regiões brasileiras.
 
Esse teste difícil necessita alto nível de controle sobre a gestão financeira, visto a redução no movimento de clientes e, em consequência, redução do faturamento, redução da produção, ausência de colaboradores, dentre outros pontos.
 
Nesse cenário, traçamos 5 passos de gestão financeira para sua empresa enfrentar esse teste:
 
1 – Liderança
Liderar em momentos bons, também não é fácil, mas se percebe um líder nesse momento de crise. A crise é o momento essencial para exercer o papel de liderança na empresa. Dessa forma, o primeiro passo, é acalmar a situação com os seus colaboradores. Informar que está ciente, tem acompanhado o desdobramento da crise e apresentar como a empresa pretende enfrentá-la.
 
2 – Criar cenários de enfrentamento da crise
O segundo passo indica que a empresa deve criar cenários com visão de futuro para determinados períodos. O cenário pode ser dividido em 30, 60 e 90 dias de enfrentamento da crise. Nesse momento é essencial ter o conhecimento dos gastos, custos e despesas da empresa. Esse conhecimento vai te permitir, por exemplo, responder perguntas do tipo: irei manter quais pagamentos para 30 dias e/ou 60 dias de crise? Se a minha receita cair 20 a 30%, o que devo cortar?
 
3 – Não pode ficar sem recurso no caixa
O terceiro passo sugere que a empresa tenha muita atenção com o fluxo de caixa. Se a empresa ficar sem caixa, isso é capaz de acarretar em descontinuidade do negócio. Para pagamento, negocie, converse, seja cuidadoso. Caso seja necessária uma medida extrema, deixe de pagar fornecedores (começando por aqueles que vai sentir menos), impostos, etc. Ou seja, não fique sem recurso nesse momento.
4 – Criatividade e Oportunidade
O quarto passo aborda que o cenário é uma oportunidade para ser criativo e buscar inovar. Busque soluções novas, por exemplo, delivery, mais canais de atendimento, oferecer maior comodidade ao cliente, venda de voucher com descontos imperdíveis para ser utilizado após a crise, etc. O importante é que a empresa minimize a queda de receita do caixa.
 
5 – Corte de gastos sem comprometer as receitas
No quinto passo, a intenção é cortar gastos (custos e despesas) que não comprometa nas receitas. A empresa deve avaliar o seu gasto fixo, ou seja, aquele que tem que pagar mesmo que não venda. Se possível, transforme em gasto variável, ou seja, aquele que só vai acontecer caso a empresa venda. Lembre-se, o caixa é a majestade para o enfrentamento.
 
Nessa crise, aprenda que não se pode gerenciar o seu negócio na base do impulso e que você deve discutir com o seu contador sobre a necessidade de ter informações contábeis que auxilie na tomada de decisões.
 
Coloco-me à disposição, de forma virtual, para tentar auxiliar você, pequeno empresário, a enfrentar a crise do novo coronavírus quanto a gestão financeira. O meu e-mail institucional é: thiagobsilva@ufgd.edu.br. Estas orientações fazem parte do Projeto de Extensão dicas de gestão financeira para sua empresa enfrentar a crise do novo coronavírus.
 
Referências e mais informações:
https://sebraers.com.br/coronavirus-sebrae-lanca-guia-de-gestao-financeira-para-orientar-pequenos-negocios/
https://consulteiconsultoria.com.br/blog/podcast/gf-21-s2-como-se-preparar-para-enfrentar-o-coronavirus/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=gf-21-s2-como-se-preparar-para-enfrentar-o-coronavirus
https://exame.abril.com.br/pme/sua-empresa-vai-mal-veja-5-passos-para-mudar-essa-situacao/
 
 
Prof Me Thiago Bruno de Jesus Silva
Responsável pelo Projeto
FACE / UFGD

Estes são os dados do setor responsável por este conteúdo:

Setor responsável:
FACE-UFGD
Nome responsável:
Thiago Bruno de Jesus Silva
Email:
thiagobsilva@ufgd.edu.br
Telefone:
3410-2041