acessibilidade

Início do conteúdo da página

PROJETO RONDON

rondon-600x350.png

O Núcleo Rondon é um campo de formação e ação multidisciplinar, capaz de possibilitar ao acadêmico de diferentes cursos a construção de projetos sociais multidisciplinares e, sua consequente aplicação em comunidades com baixo IDH.
A UFGD tem participado de diferentes operações, em 2017 “Operação Tocantins” e em 2018 “Operação Pantanal”, fica claro durante a avaliação, por parte de estudantes e professores, o sentimento profundo tanto no âmbito pessoal, humano e profissional, que cada Operação é capaz de contribuir e deixar marcado em cada um deles.
Incrível a possibilidade da troca humana e profissional entre os participantes do Projeto com as comunidades receptores, um legado deixado na formação de cada rondonista impressionante. Uma verdadeira sala de aula a céu aberto, isto é, Rondon.
A não é dada por professores, mas compartilhada pela comunidade acadêmica e pela sinergia que acontece entre as comunidades que optam por conhecer e trabalhar no Brasil no “profundo”, presente no interior do país.
Para preparação da equipe que atuará durante 15 dias na Operação, são preparadas oficinas que são desenvolvidas na comunidade local, essas atividades multidisciplinares buscam aproximar os universitários à realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades de Dourados e região.
 
O PROJETO TEM COMO OBJETIVOS:
  • Estimular no acadêmico um sentimento de produção de projetos coletivos locais, em parceria com diferentes comunidades que serão assistidas.
  • Contribuir para uma formação cidadã.
  • Integrar o acadêmico ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de diferentes ações participativas, levando a conhecer a realidade do País.
  • Consolidar no acadêmico o sentimento de responsabilidade social e coletiva, visando a cidadania e o desenvolvimento local.
 


Fim do conteúdo da página