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Última Atualização: 14/02/2024

Bolsas do Programa de Demanda Social (DS) – CAPES


O Programa de Demanda Social é regulamentado pela Portaria CAPES nº 76, de 14 de Abril de 2010 e possui como objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, por meio de concessão de bolsas a cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).
Cada Programa de Pós-graduação (PPG) possui designação de Comissão de Bolsas, por meio da qual são realizados os editais de seleção de candidatos e o acompanhamento das bolsas.
Anualmente a CAPES divulga às Pró-reitorias das instituições a distribuição das cotas de bolsas de mestrado e doutorado referentes aos seus PPGs, por meio de Ofício, com base em critérios preestabelecidos. Assim como aos Programas de Pós-graduação, a CAPES disponibiliza cotas à Pró-reitoria da Instituição para distribuição, de modo que na UFGD, utiliza-se a chamada “Demanda Qualificada”, onde a distribuição é feita a partir do levantamento da necessidade de bolsas junto aos PPGs que possuem candidatos selecionados por edital específico, porém não possuem cota suficiente para atender a todos.
No intuito de diminuir a necessidade de bolsas entre os PPGs, para as cotas da Pró-reitoria são selecionados os programas que possuem da maior a menor necessidade e assim sucessivamente, recebendo bolsas prioritariamente os Programas com maior número de alunos sem bolsa. Esse critério foi determinado com base no Plano de Desenvolvimento Institucional da UFGD (PDI/UFGD) 2022-2026, onde um dos objetivos estratégicos da UFGD é “Ampliar acesso à educação superior”, possuindo como uma das metas da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa “Reduzir para 10% a taxa de evasão média dos Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFGD até 2026”, para tanto o oferecimento de bolsas é um mecanismo de permanência do aluno no PPG.

Segue distribuição das cotas da Pró-reitoria - exercício 2023:

Em atualização


 

Cadastro:

O PPG deve enviar por memorando eletrônico à PROPP, com cópia para assessoria, a solicitação de cadastro de bolsa, sendo necessário anexar o Termo de compromisso e Formulário de cadastro devidamente preenchido e assinado pelo discente e presidente da Comissão de bolsas. Conforme a Portaria CAPES nº 76/2010, a bolsa será concedida pelo prazo máximo de doze meses, podendo ser renovada anualmente até atingir o limite de 48 (quarenta e oito) para doutorado, e de 24 (vinte e quatro) meses para mestrado.


Prorrogação:

O PPG deve enviar por memorando eletrônico à PROPP, com cópia para assessoria, a aprovação da comissão de bolsas, preferencialmente, 30 dias antes do vencimento da bolsa.

 

Cancelamento:

O PPG deve enviar por memorando eletrônico à PROPP, com cópia para assessoria, a solicitação de cancelamento, sendo necessário anexar o Formulário de cancelamento devidamente assinado pelo presidente da Comissão de bolsas.

 


CONTATO

A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA 
Prof.ª Dr.ª Seila Rojas de Souza
(67) 3410-2849
propp@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: Das 7:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h
ASSESSORA
Simone Rodigheri
(67) 3410-2850
propp@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: Das 7:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h
BIOTÉRIO CENTRAL
Melissa Negrão Sepulvida
(67) 3410-2865/2866
propp.bioterio@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: Das 7:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h


CEP- Comitê de Ética em Pesquisa
Prof. Dr. Leonardo Ribeiro Martins
(67) 3410-2853
cep@ufgd.edu.br


CEUA - Comissão de Ética no Uso de Animais
(67) 3410-2329
ceua@ufgd.edu.br
COORDENADORA DE PESQUISA 
Profª. Drª.Maricy Raquel Lindenbah Bonfá
(67) 99331-5470
(67) 3410 - 2854

propp.copq@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: Das 7:00h às 11:00h e das 13:00h às 17:00h


COORDENADOR DE PÓS-GRADUAÇÃO
Prof. Dr.  Rafael Henrique de Tonissi e Buschinelli de Góes
(67) 99224-4196
(67) 3410-2860/2861/2864
propp.copg@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: Das 7:00h às 11:00 e das 13:00h às 19:00h
DIPROJOR- Divisão de Projetos, Orçamento e Recursos
Angela Maria Martins Pires

(67) 3410-2727/2855
propp.diprojor@ufgd.edu.br
Horário de Atendimento: Das 7:00h às 19:00h
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