acessibilidade

Início do conteúdo da página

1. Laboratório de Cromatografia e Espectrometria Aplicada (LECA) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento de novos métodos cromatográficos e espectroanalíticos, dentro da linha de pesquisa Metodologias Analíticas, para aplicação em diversas amostras ambientais e biológicas entre outras. Para o desenvolvimento e aplicação das metodologias analíticas são utilizadas as técnicas espectroanalíticas de absorção e emissão de luz com diferentes fontes de atomização visando sempre a determinação em baixas concentrações. Os equipamentos alocados neste laboratório são:Espectrômetro de Absorção Atômica em Chama (FAAS) e em Forno de Grafite (GFAAS), Espectrômetro de Absorção UV-VIS Cary 50 (Varian) com vários acessórios possibilitando a análise em soluções e sólidos, munido de refrigeração Peltier e Probe Óptico, estufa, estufa de alto vácuo, balança analítica, centrífuga microprocessada, medidor digital de pH, deionizador com sistema Milli-Q, computadores, bomba à vácuo, chapa aquecedora, agitador magnético, agitador vortex, banho utrassônico, bloco digestor.

Professores responsáveis: Heberth Juliano Vieira e Marcela Zanetti Corazza.

__________________________________________________________

2. Laboratório de Físico-Química (LFQ) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas à Materiais, Tecnologia e Engenharia Eletroquímica, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais metálicos. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas voltadas para a obtenção de compósitos, nanocompósitos, filmes finos e materiais nano-estruturados bem como estudos envolvendo materiais metálicos e ligas metálicas versando sobre a corrosão. Desenvolve-se também pesquisa em Eletroquímica Ambiental, em que são realizados projetos voltados para degradação eletroquímica de compostos orgânicos tóxicos, assim como também o desenvolvimento de sensores eletroquímicos para detecção de analitos de interesse biológico e ambiental.

A caracterização é realizada por técnicas eletroquímicas entre outras de caracterização de superfície. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Potenciostato/galvanostato acoplado ao sistema de impedância (FRA) e Microbalança de Cristal de Quartzo (MBCQ), microscópio metalográfico, condutivímetro, chapa aquecedora, mini agitador magnético sem aquecimento, medidor digital de pH, balança analítica, destilador de nitrogênio, digestor para destilador de nitrogênio, bloco digestor microprocessado para determinação de demanda química de oxigênio (DQO), estufa para demanda biológica de oxigênio (DBO), medidor portátil de oxigênio dissolvido, banho maria com agitação, estufa para secagem e esterilização, fotômetro de chama, polarímetro.

Professores responsáveis: Patrícia Hatsue Suegama, Willyam Róger Padilha Barros e Ivan Ramires.

__________________________________________________________

3. Laboratório de Catálise Orgânica e Biocatálise (LACOB) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas ao desenvolvimento e otimização de processos de síntese associados ao preparo ou ao estudo de compostos orgânicos e inorgânicos de interesse medicinal, ambiental, industrial e tecnológico. Atuando na linha de pesquisa Síntese e Caracterização de Substâncias e Materiais e Tecnologias, que compreende, ainda, a síntese de compostos carbonílicos, de coordenação, heterociclos candidatos a fármacos, síntese e utilização de novos catalisadores, oleoquímica, isolamento e síntese total de produtos naturais bem como estudos teóricos dos mesmos. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Estufa, forno mufla, evaporador rotativo, estufa de alto vácuo, banho maria termostatizado, prensa hidráulica, multímetro, computador, câmara climática, bomba de vácuo, bomba de alto vácuo, chapas de agitação com aquecimento, chapas de agitação sem aquecimentos, balança analítica, célula para FRA em filmes, sistema de fotopolimerização, sistema de dipping, geladerias.

Professor Responsável: Nelson Luís de Campos Domingues.

__________________________________________________________

4. Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular (LSCM) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas à linha de pesquisa, Síntese e Caracterização de Substâncias e Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais metálicos bem como o desenvolvimento e otimização de processos de síntese associados ao preparo ou ao estudo de compostos orgânicos e inorgânicos de interesse medicinal, ambiental, industrial e tecnológico. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Balança analítica, balança semi-analítica, agitadores magnéticos, agitadores magnéticos com aquecimento, mantas para aquecimento, evaporadores rotativos, bombas de vácuo, vidrarias especiais, estufa para secagem, geladeira, Potenciostato, centrífuga, equipamento de UV/Vis, forno tubular para preparação de material adsorvente, pHmetro e Forno mufla.

Professores responsáveis: Rozanna Marques Muzzi e Cláudio Teodoro de Carvalho.

__________________________________________________________

5. Laboratório de Síntese e Caracterização Molecular 2 (LSCM) - Área: 18,00 m2

Neste laboratório são realizadas atividades relacionadas à linha de pesquisa, Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais metálicos. Nesse contexto, são desenvolvidas pesquisas voltadas para o Desenvolvimento e caracterização de materiais que podem apresentar bioatividade. A caracterização desses materiais é realizada por técnicas eletroquímicas entre outras de caracterização estrutural. Atualmente, há poucos equipamentos alocados neste laboratório, os quais são: Capelas de exaustão, sistema de atmosfera inerte, estufa de secagem e esterilização.

Professor responsável: Lucas Pizzuti.

__________________________________________________________

6. Laboratório de Óptica e Fotônica (LOF) - Área: 72,00 m2

Neste laboratório estão concentrados pesquisadores atuando na linha de pesquisa, Materiais e Tecnologias, visando o desenvolvimento, caracterização, classificação e aplicação de materiais cerâmicos, poliméricos e compósitos. A caracterização desses materiais é realizada por técnicas ópticas, eletroquímicas entre outras de caracterização molecular. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Microcomputadores, espectrômetro FT-IR 4100 (Jasco) com acessório para ATR, e outros acessórios, espectrofluorímetro Cary Eclipse (Varian) com vários acessórios possibilitando a análise de soluções, pós e sólidos, Monocromador (Ocean Optics), fibras ópticas, mesa óptica, lasers de HeNe, lasers de Diodo, osciloscópio analógico, multímetros, conjunto de ferro de solda e sugador, suportes para lentes e espelhos, componentes ópticos (lentes, espelhos e filtros), balança digital, evaporador rotativo, microscópio de epifluorescência.

Professores responsáveis: Evaristo Alexandre Falcão, Eriton Rodrigo Botero e José Ezequiel de Souza.

__________________________________________________________

7. Laboratório de Materiais Aplicados em Eletroquímica (LME) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório estão concentrados pesquisadores atuando em Materiais e Tecnologia, com ênfase em eletroquímica. Neste contexto, os pesquisadores se dedicam à síntese e caraterização de nanomateriais metálicos, óxidos metálicos e nanomateriais baseados em carbono com aplicação em conversores de energia (Células a Combustível), eletrolisadores e semicondutores. Os equipamentos alocados neste laboratório são: Capelas de exaustão, 4(quatro) potenciostatos/galvanostato, pHmetros de bancada, centrífuga, mufla, estufa, agitadores magnéticos com e sem aquecimento, balanças analíticas, deionizador de água, banho termostatizado, vidrarias específicas.

Professores responsáveis: Adriana Evaristo de Carvalho e Victor Hugo Rodrigues de Souza.

__________________________________________________________

8. Laboratório de Eletroanalítica e Pesquisas em Biocombustíveis (LEPB) – área: 24 m2

Neste laboratório são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento de métodos eletroanalíticos alternativos para aplicação na análise de amostras biológicas bem como amostras de interesse socioambiental. Além disso, são realizadas pesquisas relacionadas a estabilização de biodiesel com uso de aditivos alternativos aplicados.

Os equipamentos alocados neste laboratório são: potenciostatos com diversos assessórios utilizados em eletroanálises, estufas, centrífuga de bancada, agitadores vortex, capela de exaustão, agitadores magnéticos com e sem aquecimento, balanças analíticas, banho circulatório termostatizado, pHmetro, sistema purificador de água, sistemas para extração em fase sólida e microextração líquido-líquido, banhos ultrassons, bomba vácuo, micropipetas manuais e digitais, vidrarias específicas, entre as quais dispositivos para extração de óleos vegetais e produção de biodiesel. Ademais, encontram-se alocados neste espaço titulador potenciométrico automatizado, Rancimat modelo 893 e cromatógrafo líquido de alta eficiência (CLAE) com detector de arranjo de diodos adquiridos via FINEP.

Professor responsável: Magno Aparecido Gonçalves Trindade.

__________________________________________________________

9. Laboratório de Materiais Cerâmicos Avançados (LMCA) - Área: 36,00 m2

Neste laboratório estão concentrados pesquisadores atuando em Materiais Cerâmicos Avançados. Neste contexto, os pesquisadores se dedicam à síntese e caraterização de nanomateriais metálicos, óxidos metálicos, nanomateriais baseados em carbono com aplicação em conversores de energia (Células a Combustível), semicondutores, vidros para dosimetria, entre outros. Os equipamentos alocados neste laboratório são: 1 TLD (dosímetro termoluminescente), capela de exaustão, centrífuga, 2 mufla, 1 forno tubular, 1 microondas, agitadores magnéticos com e sem aquecimento, balanças analíticas, banho ultrassônico, vidrarias específicas.

Professores responsáveis: Thiago Sequinel, José Ezequiel de Souza e Seila Rojas de Souza

__________________________________________________________

10. Laboratório de Síntese e Modificação Molecular (LASIMMOL) - Área: 72,00 m2

O laboratório dispõe de duas capelas com exaustão, água, gás e energia, um estereomicroscópio, uma balança semi-analítica, um forno mufla, uma estufa, uma geladeira e agitadores magnéticos. Em relação à química orgânica e inorgânica, neste laboratório são desenvolvidos (através de diversas metodologias de síntese) novos compostos orgânicos candidatos a fármacos, bem como compostos metalo-orgânicos com potencial para atuar em nas mais variadas áreas que envolvem conhecimento de química supramolecular. As caracterizações são realizadas por diversas técnicas, como IV, UV-Vis, TG-DSC, RMN, fluorescência e difração de raios X, seguidos de testes visando as aplicações.

Professores responsáveis: Vânia Denise Schwade, Roberto da Silva Gomes, Eliandro Faoro, Daiane Roman, Jaime Humberto Palacio Revello e Daniele Mignolo dos Santos


CONTATO

Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364 | Cep: 79.804-970
Telefone: 3410-2100
E-mail: pgquimica@ufgd.edu.br
Fim do conteúdo da página