acessibilidade

Início do conteúdo da página
Maio
17
2017

Voluntários da Capelania Hospitalar homenageiam mães no HU-UFGD

  Atualizada: 17/05/2017
Grupos de diferentes igrejas estiveram no hospital entregando presentes e proporcionando momentos de comunhão a pacientes, acompanhantes e colaboradoras

Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no último domingo (14), pacientes, acompanhantes e colaboradoras do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) receberam visitas especiais de voluntários atuantes na Capelania Hospitalar.
 
Os grupos, representantes de igrejas evangélicas e católica, já desenvolvem trabalho rotineiro de voluntariado no HU-UFGD, mas reservaram uma parcela especial de seu tempo para proporcionar às mães do hospital momentos de reflexão, comunhão e alegria.
 
Na sexta-feira, dia 12, voluntárias da Igreja Católica estiveram nas dependências do HU-UFGD presenteando as mães com toalhinhas bordadas, feitas artesanalmente. No sábado (13), o solário da Pediatria recebeu o evento “Atos de Bondade”, realizado pela Igreja Presbiteriana Independente, pelo qual trabalhadores, pacientes e acompanhantes puderam assistir a uma celebração religiosa, além de serem presenteados com kits de higiene pessoal e lanche.
 
Ainda em reconhecimento ao Dia das Mães, na tarde desta terça-feira (16), voluntários da Igreja Batista de Dourados distribuíram lembranças às pacientes da Maternidade.
 
Capelania Hospitalar
 
O serviço voluntário religioso no HU-UFGD é atividade espontânea, não remunerada, prestada por pessoa física, maior e capaz, que esteja ligada a uma instituição religiosa, não gerando vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista, previdenciária ou afim.
 
No HU-UFGD, o serviço de Capelania Hospitalar foi regulamentado em 2015 e, atualmente, conta com 112 voluntários evangélicos, católicos e espíritas, que realizam visitas semanais aos pacientes internados nos diversos setores. Eles se organizam em grupos de até sete pessoas, de acordo com a religião, e cada equipe tem até duas horas para realizar a visita ao local escolhido, sendo permitida a entrada de apenas um grupo por vez em cada setor.
 
Para participar do serviço, o interessado deve concordar com os termos impostos pela Lei do Voluntariado (Lei Federal nº 9608, de 18/02/1998) e pela Lei que regulamenta o serviço de Capelania (Lei Federal nº. 9.982, de 14/07/2000), além de preencher um termo de adesão e participar do treinamento oferecido.
 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3410-3001 (Ouvidoria).

 
Fonte: Unidade de Comunicação - HU-UFGD



    Fotos

"
"