acessibilidade

Início do conteúdo da página
Abril
02
2020

Unidade 1 da UFGD terá vacinação contra Influenza a partir do dia 8

  Atualizada: 06/04/2020
A Unidade de Suporte a Urgências (USU) da UFGD fará parte da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, através da vacinação extramuros, com sistema “drivethru”,  de 8 de abril até 22 de maio, às quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, na entrada do cineauditório da Unidade 1 (Reitoria), ou seja, pela Rua Gustavo Pavel. As doses da vacina serão fornecidas pelo Núcleo de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, que é o realizador da Campanha em Dourados. 
 
A vacinação atenderá todas as pessoas que se enquadram nos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, sejam elas servidoras da UFGD ou não. O cronograma é o seguinte:
 
1ª fase – dias 8 e 15 de abril – Idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde;
 
2ª fase – dias 16, 17, 22, 23, 29, 30 de abril e dias 6, 7 e 8 de maio – Profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e; Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários;
 
3ª fase – dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de maio – Professores das escolas públicas e privadas; Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes; Puérperas e; povos indígenas.  
 
Mesmo que a vacina contra Influenza não tenha eficácia contra o novo coronavírus (covid-19), a campanha faz parte das medidas que a Universidade está adotando no contexto de disseminação do vírus, porque neste momento, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, e isso irá ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.
 
Iniciada em 24 de março pelo Ministério da Saúde, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada até 23 de maio de 2020, com o “D” de mobilização nacional marcado para 9 de maio.
 
A USU vem colaborando, nos últimos três anos, com as campanhas contra a Influenza e outras doenças, buscando atender as demandas dos grupos prioritários de servidores, bem como de toda comunidade acadêmica da UFGD.
 
Saiba mais sobre os grupos elencados pelo Ministério da Saúde: 
• Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
• Trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;
• Gestantes: em qualquer idade gestacional;
• Puérperas: no período até 45 dias após o parto;
• Professores: todos os professores das escolas públicas e privadas;
• Povos indígenas: toda população indígena, a partir dos seis meses de idade;
• Adultos de 55 anos a 59 anos: mediante apresentação de documento que comprove a idade;
• Idosos de 60 anos ou mais de idade: mediante apresentação de documento que comprove a idade.
• Funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
• Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
• Força de segurança e salvamento: mediante apresentação de documento que comprove sua atuação na força de segurança e salvamento;
• Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade: Doença respiratória crônica; Doença cardíaca crônica; Doença renal crônica; Doença hepática crônica; Doença neurológica crônica; Diabetes; Imunossupressão; Obesos; Transplantados e Portadores de trissomias. Obs: Mediante apresentação de atestado médico.


Jornalismo ACS-UFGD - Atualizada às 14h44 de 06 de abril, conforme Nota Informativa número 12/2020/IMUNIZAÇÃO/DVS/SEMS e OFÍCIO Nº 171/2020/CGPNI/DEIDT/SVS/MS com alteração dos dias e horário de vacinação e alteração do grupo de risco

 

 

 

vacina

Contra gripe Influenza
 

 




    Fotos