​UFGD vai ofertar Auxílio Creche a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

Atualizada: 26/04/2019
A UFGD, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE/UFGD), vai ofertar Auxílio Creche para estudantes da graduação presencial, via Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Serão disponibilizadas até 10 vagas.

A proposta é voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com objetivo de contribuir para o desenvolvimento acadêmico pleno do acadêmico beneficiário e prover meios para a sua permanência e conclusão de curso, reduzindo também a evasão acadêmica decorrente da maternidade ou paternidade com ênfase aos estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

A vigência do auxílio será de 1º de junho a 31 de dezembro de 2019. Com o auxílio, o estudante poderá fazer a contratação de serviços de creche para seus filhos, com faixa etária de quatro meses a cinco anos e 11 meses de idade, conforme dispositivo legal do MEC (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Para receber o benefício, o estudante deve apresentar declaração que está em fila de espera em creches do município.

O valor de referência do AUXÍLIO CRECHE-PROAE é de R$ 200 e foi feito com base em orçamentos realizados em creches no município de Dourados para a prestação dos serviços em período parcial ou integral, correspondendo à média de preços praticados no mercado.

O valor será creditado mensalmente na conta bancária do estudante beneficiário, devendo o estudante apresentar mensalmente a PROAE a nota fiscal e o pagamento do mês em curso no e-mail da PROAE (proae@ufgd.edu.br) ou pessoalmente até o 13º  dia útil.

A PROAE vai pagar até sete mensalidades no exercício 2019, cabendo ao estudante beneficiário a escolha e contratação da instituição ou pessoa física que lhe prestará os serviços, assim como, a responsabilidade pelo contrato com a mesma.

O estudante que tiver dois ou mais filhos poderá receber até dois AUXÍLIOS CRECHE-PROAE, estando o segundo benefício condicionado ao atendimento de todos os demais candidatos com uma criança habilitada. Além disso, o acadêmico beneficiado não poderá ter vínculo empregatício de qualquer natureza.

INSCRIÇÃO
O período de inscrições será de 26 de abril a 10 de maio. O estudante deverá protocolar sua inscrição ao AUXÍLIO CRECHE-PROAE na Secretaria Administrativa da PROAE, entre das 8h às 18h, apresentando cópias dos seguintes documentos:
- Formulário de Inscrição preenchido e assinado pelo estudante (Anexo 1);
- Atestado de Matricula;
- Certidão de nascimento do(s) filho(s);
- Comprovante de endereço (conta de água, luz e telefone);
- No caso de cônjuge ou convivente que exerça atividade remunerada ou estudo presencial em período coincidente com as atividades acadêmicas do estudante beneficiário, conforme Edital, apresentar comprovante de exercício da atividade, em que deixe claro a coincidência de horário com as atividades acadêmicas do estudante beneficiário.

Outros detalhes da seleção estão no Edital, que pode ser acessado pelo link: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/editais/78/PROAE/Edital%20PROAE%20099%20-%20Programa%20Aux%C3%ADlio%20Creche.pdf

Mais informações na PROAE, pelo telefone: 67-3410-2732.