Julho
2023

UFGD tem duas opções para quem precisa comprovar renda familiar nos vestibulares 2024

Atualizada: 12/07/2023
Metade das vagas nos cursos de graduação são reservadas para os estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, de acordo com a renda, cor/raça e deficiência

ufgd

Divulgação

Nos vestibulares 2024 da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), os candidatos para as vagas reservadas a quem é de família com renda menor que um salário mínimo e meio por pessoa (R$ 1.980,00) precisarão comprovar, no hora da matrícula (17/01/24), que têm direito a ocuparem esta cota social.

Para isso, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD) acrescentou neste ano mais uma maneira de demonstrar a renda familiar. Agora é possível
provar a situação de duas formas, por meio das declarações e da documentação constante no Edital de Divulgação PROGRAD nº 32 ou da apresentação do comprovante de inscrição e da folha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Usar o CadÚnico foi uma forma de facilitar o processo, já que ele reduz a quantidade de documentos. No entanto, a Secretaria Acadêmica da UFGD orienta os candidatos a não deixarem para última hora a aquisição da documentação, sob o risco de não conseguirem obter a tempo durante o período de matrícula.

Quando for obter esses documentos, é importante ficar atento a esses detalhes:

- O comprovante de cadastro deverá ser emitido na página eletrônica do Governo Federal, disponível em cadunico.dataprev.gov.br;

- Na comprovação do CadÚnico deverá constar o nome do candidato, ainda que este não seja o titular do cadastro;

- Em se tratando de novo cadastro, o sistema não gera automaticamente o Número de Identificação Social (NIS) e este número é imprescindível para a identificação da pessoa cadastrada;

- A Folha Resumo será emitida presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos órgãos responsáveis pela política de transferência de renda do município;

- A data da última atualização não poderá exceder 6 meses da data de inscrição no vestibular no qual o candidato esteja participando.

Quem não apresentar o CadÚnico deverá enviar, de acordo com o contexto da família, os documentos listados no Edital n.º 32: anexo I – Documentos para comprovação da condição de renda; anexo I-A – Controle de Recebimento de Documentos; anexo I-B – Composição Familiar; anexo II – Autodeclaração; ANEXO III – Declaração de Contas Bancárias; anexo IV – Declaração de Imóveis e Veículos; ANEXO V – Declaração de Independência Financeira; anexo VI – Declaração de Isenção de Imposto de Renda.

O Edital de Divulgação PROGRAD n.º 32 é o documento que contém os procedimentos que serão exigidos dos aprovados nas vagas reservadas aos estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública, de acordo com a renda, cor/raça e deficiência.

Os aprovados pelas cotas sociais que estão nas vagas para famílias com renda maior que um salário mínimo e meio por pessoa não precisam comprovar renda.

VESTIBULARES 2024

A UFGD está com inscrições abertas, até 1º de setembro, para o Vestibular 2024 (PSV 2024 - Geral) e o Vestibular da Licenciatura em Letras-Libras (Língua Brasileira de Sinais). Esses dois processos seletivos oferecem 816 vagas em 33 cursos.

As provas de redação e objetiva do Vestibular Geral (PSV 2024) acontecerão das 13h às 18h30, no dia 22 de outubro, nas cidades de Campo Grande, Dourados, Nova Andradina, Três Lagoas e Naviraí; já o de Licenciatura em Letras-Libras, que aplicará somente a prova de redação, acontecerá em Dourados e Campo Grande.

LINKS

Página da Prefeitura de Dourados com os telefones e endereços do CRAS: https://www.dourados.ms.gov.br/index.php/cras-centros-de-referencia-de-assistencia-social/

Página sobre o CRAS no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome:

Ferramenta para procurar o CRAS mais próximo da sua casa: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/serv-mapa.php?codigo=500370&sa=1

CONTATOS

Secretaria Acadêmica: secac@ufgd.edu.br e telefones (67) 3410-2820 / 2825 / 2826.

Endereço: Rua João Rosa Góes, 1.761, Vila Progresso, CEP: 79825-070 - Dourados-MS

Jornalismo ACS/UFGD