UFGD tem 85 pesquisadores em ranking científico internacional

Atualizada: 01/10/2021
De acordo com o critério de avaliação do índice, a instituição ocupa o 78º lugar entre as 439 universidades brasileiras participantes

reitoria
UFGD tem 85 pesquisadores em ranking do AD Scientific Index

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) tem 85 integrantes no ranking do AD Scientific Index, índice que avalia pesquisadores de universidades de todo o mundo, conforme citações a seus trabalhos na ferramenta Google Acadêmico. Ao todo, mais de 13,6 mil instituições de ensino superior de 206 países e quase um milhão de acadêmicos participam do ranqueamento, que teve a lista de 2021 divulgada recentemente.

Entre 439 universidades brasileiras, a UFGD está em 78º lugar e, entre os países participantes, o Brasil está na 17ª posição, sendo o segundo colocado quando comparado aos países integrantes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e encabeçando a lista da América Latina.

Da UFGD, são 84 pesquisadores na lista, nas mais diversas áreas do conhecimento, e, ainda, a Editora. Destes, 11 cientistas da instituição douradense estão entre os 10 mil cientistas mais bem colocados na América Latina.

De acordo com o portal do AD Scientific Index, esse é um estudo que aponta os coeficientes de produtividade total dos último cinco anos dos cientistas, com base em escores e citações no Google Acadêmico. “É um sistema de classificação e análise baseado no desempenho científico e no valor agregado da produtividade científica de cientistas individuais. Além disso, fornece rankings de instituições com base nas características científicas de cientistas afiliados”, informa a descrição do índice.

A coordenadora de Pesquisa da Pró-reitoria de Ensino de Pós-graduação e Pesquisa (COPQ/PROPP) da UFGD, Candida Aparecida Leite Kassuya, destaca que “o reconhecimento concedido pelo AD Scientific Index demonstra que os coeficientes de produtividade total dos últimos cinco anos dos cientistas da UFGD apresentam um papel importante no que diz respeito à qualidade acadêmico-científica em relação aos outros países cadastrados na base”.

Confira os nomes dos pesquisadores da UFGD que constam do ranking:

Jornalismo ACS/UFGD